Os 25 Melhores Videoclipes Nacionais de 2015

Cenário Nacional, Listas, Melhores Do Ano | 25 dez 15 - por João Paulo Porto
melhores-clipes-nacionais

Entre os mais marcantes clipes do ano, estes foram os que a equipe do 1001 Videoclips mais gostou.E você, qual seu clipe favorito de 2015? Deixa lá nos comentários a sua dica.

25. Banda Uó: “Dá1Like” (feat. Karol Conka)

Para a parceria com a Karol Conká em “Dá1LIKE”, David Sabagg, Mateus Carrilho e Candy Mel decidiram se jogar com tudo num mundo virtual cheio de cores e loucuras. 

24. João Capdeville – “O Mundo Vai Girar”

Um clipe sensível que ilustra a bela canção revela um final surpreendente após nos presentear com um roteiro simples: um casal de idosos vivendo sua vida cotidiana, entre o café fervendo e as plantas no jardim. 

23. Qinho: “Sweet Trouble” – Direção: Fernando Acquarone

Com referências de filmes de ação, Qinho lança um clipe dinâmico e muito charmoso para sua “Sweet Trouble”, que conta com a participação do próprio Qinho e sua esposa, a atriz Clara Maria. A direção é de Fernando Acquarone.

 

22. André Whoong: “Eu Vou Parar de Beber”

Stop motion eletrizante foi o suficiente para ilustrar com bom humor a música “Vou Parar de Beber”, de André Whoong. Excelente!

21. Scalene: “Sublimação” – Direção: Leo Longo e Diana Boccara

O projeto Around The World In 80 Music Videos rodou o mundo em 2015 gravando clipes de diversas bandas e cantores independentes. No Brasil eles toparam com o Scalene e o resultado é este clipe gravado em uma única tomada onde os garotos mergulham numa piscina junto com livros e outros objetos. Tudo foi gravado em slow motion e depois acelerado na pós produção, um trabalho que resultou em um dos melhores clipes do projeto do casal Leo Longo e Diana Boccara.

 

20. Murilo Sá & Grande Elenco: “Eis Que Tento Me Entreter”

Primeiro videoclipe de Murilo Sá & Grande Elenco é dirigido por Lufe Bollini e mostra de forma bem humorada, o artista em uma viagem freak em um vídeo com estética vaporwave, repleto de referências retrofuturistas oitentista.

 

19. Rafael Castro: “Ciúme” – Direção: Daniel Bruson

Bela animação ilustra o clipe de “Ciúme” de Rafael Castro. Com roteiro assinado pelo próprio músico e pelo diretor Daniel Bruson, o video ilustra e amplia algumas situações descritas na letra. 

 

18. Tiê: “Isqueiro Azul” – Direção: Leandro Hbl

Tiê conta histórias paralelas que estão interligadas por um isqueiro. Apesar de ser uma história de ficção, o clipe se aproxima bastante da realidade.

17. Inquérito: “Eu Só Peço a Deus”

Com direção de Levi Vatavuk e roteiro de Vinícius Vitti, o clipe de “Eu Só Peço a Deus” questiona a escravidão e o racismo. O curta de pouco mais de 5 minutos revisita um período histórico do Brasil e traça um paralelo entre a escravidão de 1850 e a atual.

 

16. Dingo Bells: “Mistério dos 30” – Direção: Martino Piccinini

Dingo Bells se debruça em simbolismos para compor um belo e impactante vídeo que se debruça sobre o tema central do registro:  a reflexão sobre o conceito sufocante de vida adulta. 

 

15. Ponto Nulo no Céu: “Telas”

“Telas” é um clipe com roteiro, direção e fotografia assinada pelo Marcelo Borelli. O clipe casou bem com a música. Outro que entrou pelo conjunto entre música e vídeo.

 

14. Filipe Catto: “Dias e Noites”

Filipe Catto apostou em efeitos especiais para o vídeo de “Dias e Noites”. No clipe, o cantor recebe um jogo de luzes e projeções no rosto que vão mostrando as alterações entre dia e noite.

 

13. Karol Conka: “Tombei” feat. Tropkillaz – Direção: KondZilla

Com jeito de clipe gringo, Karol Conka conta com uma megraprodução no clipe de ‘Tombei’, música que tem participação do projeto de música eletrônica Tropkillaz. O clipe é repleto de cores e danças sensuais!

 

12. Arnaldo Antunes: “Põe Fé Que Já é”

No clipe do seu novo single “Põe Fé Que Já é”, Arnaldo Antunes reúne em uma festa vários amigos, que vão sendo revelados através de um plano sequência.

 

11. Roberta Sá: “Delírio”

Roberta Sá promove um animado baile de carnaval de rua no clipe em preto e branco de “Delírio”, o primeiro single do seu álbum homônimo.

 

10. Silva: “Volta”

O Silva foi até Angola pra gravar o clipe de “Volta” e trouxe danças e imagens bonitonas em um clipe delicioso de se ver. 

 

09. Rubel: “Quando Bate Aquela Saudade” – Direção: Rubel

Um clipe sensível e muito bonito. Com a ajuda de amigos e fãs, Rubel constrói uma narrativa baseada na saudade. “O vídeo fala sobre não poder estar com a pessoa que você quer e como isso se traduz de milhares de formas diferentes. Aí o roteiro foi uma busca de traduzir esse sentimento de falta de uma forma que fosse interessante.”, comentou o cantor.

 

08. Jaloo: “Insight” – Direção Jaloo

Com uma proposta eletropop, dançante e tropical, o paraense Jaloo foi a grande revelação do música pop nacional. O clipe de “Insight” que carrega uma letra muito inteligente, o artista mostra sua versatilidade com a câmera em cenários diversos mas cheios de criatividade. A direção é do próprio.

 

07. Johnny Hooker: “Amor Marginal” – Direção: Matheus Senra

Quando Johnny Hooker lançou clipe de Amor Marginal, logo virou assunto mais comentado do Twitter. Além de Hooker, o clipe é protagonizado por Carol Macedo e Ariclenes Barroso. O clipe é uma mistura do filme Contracorrente (2009), de Javier Fuentes-Leon, com Noiva Cadáver, a animação de Tim Burton. 

 

06. Tiago Iorc: “Amei Te Ver”

Tiago Iorc deu o que falar em 2015 com o clipe de “Amei Te Ver”. Nele, a atriz Bruna Marquezine apareceu sem camisa e abraçada com Iorc, num belo clipe, envolvente e intimista. 

 

05. Anitta: Bang – Direção: Giovanni Bianco

Quem achava que Anitta não passaria de “Show Das Poderosas”, sofreu um baque daqueles quando a cantora lançou a super produção “Bang”, com direito a coreografia super ousada que virou febre e efeitos especiais de primeira, o clipe bebe de influencias diversas para nos entregar um produto final cheio de personalidade e referencia pop. A direção criativa ficou a cargo de Giovanni Bianco

 

04. Far From Alaska – “About Knives” – Direção: Justicieros (Cléver Cardoso, Lourenço Barsi-Gomes e Nelson Jimenez)

About Knives” surpreende pelo conjunto da obra. Um puta clipe com cenários/paisagens incríveis e uma baita fotografia.

 

03. Clarice Falcão – “Survivor” – Direção: Célio Porto e Clarice Falcão

Depois que a youtuber Jout Jout ficou famosa com o video “Não tira o batom vermelho”, que falava sobre relacionamentos abusivos, Clarice Falcão resolveu reforçar a mensagem e ainda fala sobre empoderamento feminino no clipe de “Survivor”. 

 

02. Rashid: A Cena – Direção: Levi Vatavuk

Tanto “A Cena” quanto “Boa Esperança” de Emicida tratam de um tema que precisa ser discutido na cena musical atual; o racismo. Enquanto “Boa Esperança” volta no tempo e mostra de uma forma impactante um dos momentos mais vergonhosos da nossa história, a escravidão; o clipe de Rashid – que conta com a participação da cantora Izzy Gordon nos vocais – foi inspirado num enquadro que o rapper sofreu há dez ano e mostra que o “enquadro” pode acontecer em qualquer lugar, no trabalho, em casa, na rua, e não apenas pela polícia.

 

01. Emicida – Boa Esperança Direção: Katia Lund e João Wainer

Tanto “A Cena” de Rashid quanto “Boa Esperança” de Emicida tratam de um tema que precisa ser discutido na cena musical atual; o racismo. Enquanto “Boa Esperança” volta no tempo e mostra de uma forma impactante um dos momentos mais vergonhosos da nossa história, a escravidão; o clipe de Rashid – que conta com a participação da cantora Izzy Gordon nos vocais – foi inspirado num enquadro que o rapper sofreu há dez ano e mostra que o “enquadro” pode acontecer em qualquer lugar, no trabalho, em casa, na rua, e não apenas pela polícia.

 

 

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.