Especial MTV: Cinco clipes banidos da MTV

Anos 80, Especial MTV, Listas | 27 nov 18 - por João Paulo Porto

O 1001 videoclips irá celebrar os dias de glória da MTV, quando o videoclipe dominou o mundo. Para isso, iremos dedicar listas especiais sobre tudo que aconteceu durante o auge da MTV, que começou no ano de 1981, exatamente, quando o clipe de “Video Killed The Radio Star” estreiou na rede em 1 de Agosto de 1981. Prepare-se, pois iremos revelar, através de listas, eventos que marcaram gerações, que cresceram assistindo clipes na TV. 

No terceiro post, vamos falar dos clipes que foram banidos da rede por apresentar conteúdo que não agradou a plateia, ou mais ou menos. Let´s go! 


5. Enrique Iglesias – Sad Eyes (2000)

O conteúdo sexual deste clipe, dirigido por David LaChapelle (“Dirrrty”), fez com que ele fosse marginalizado das playlists da MTV, devido à sua representação da vida na estrada, incluindo atividades como pegar prostitutas, masturbação e fazer sexo em uma banheira. Tudo se encaixa estranhamente com a música em si, o que é bastante estranho. De qualquer forma, não podemos deixar o pai de Enrique ver isto.

 

4. The Prodigy – Smack My Bitch Up (1997)

Essa visão em perspectiva em primeira pessoa de uma noite louca em Londres contém cenas de álcool e carros, uso de cocaína, violência, vandalismo, vômitos e sexo. Foi rebaixado para depois da meia-noite na MTV (precedido por um aviso), mas isso não prejudicou exatamente o sucesso do The Prodigy: no VMA de 1998, a banda foi nomeada para quatro prêmios e ganhou dois, incluindo Video que quebrou barreiras.

 

3. Madonna – Like A Prayer (1989)

Indiscutivelmente o videoclipe mais polêmico de todos os tempos, a história de um homem negro acusado erroneamente de assassinar uma criança confundiu sexo e religião e foi condenado pelo Vaticano. Madonna perdeu o anúncio com a Pepsi, mas ganhou o prêmio MTV Viewer’s Choice. Para o 25º aniversário da MTV, os telespectadores votaram nele como o videoclipe mais inovador de todos os tempos.

 


2. Mötley Crüe – Girls, Girls, Girls (1987)

Filmado no clube de strip Seventh Veil em Hollywood, este tributo ao sexo, motos e álcool marcou o pico comercial da banda e, embora tenha sido proibido pela MTV – para nudez, mais uma vez – dificilmente impactou comercialmente. Na verdade, poderia ter sido um pouco mais hardcore: a banda inicialmente queria fazer as filmagens no clube de strip-tease Body Shop.

 

1. Duran Duran – Girls On Film (1981)

Dirigido por Kevin Godley e Lol Creme, este vídeo para o terceiro single de Duran Duran era uma festa de pornografia suave, pole-dance, lutas com almofadas, champanhe, lutas na lama, enfermeiras sensuais e cowgirls, além de uma massagem oleosa – e essa foi apenas a versão editada. A “Uncensored Night Version” de seis minutos que recebeu a proibição, apresentava nudez total. 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.