Grandes Diretores de Videoclipes: Spike Jonze

Grandes Diretores | 31 ago 19 - por João Paulo Porto

Muitos de vocês provavelmente conhecem Spike Jonze como o aclamado cineasta de filmes clássicos cult, como Quero Ser John Malkovich, Onde Vivem os Monstros e Ela – mas antes de se tornar um vencedor do Oscar, Jonze realmente começou como diretor de videoclipes!

E, tanto quanto ele conseguiu em Hollywood, temos a sensação de que ter idéias visuais bizarras para suas músicas favoritas ainda permanece sua paixão principal, porque ele nunca parou de fazer videoclipes.

Você pode não estar ciente de que ele era o visionário por trás dos mais incríveis videoclipes dos anos 90, mas garantimos que você se lembrará de todos. Seu trabalho tornou-se material lendário, tendo dirigido clipes seminais para artistas como Beck, Yeah Yeah Yeahs, Sonic Youth, Arcade Fire, The Notorious BIG, Dinosaur Jr., Pavement, Kanye West e muitos outros. É uma filmografia volumosa que é profunda demais para cobrir em sua totalidade, mas escolhemos alguns de seus melhores trabalhos.

Em “Weapon of Choice”, Jonze apresentou ao mundo a dança perversa de Christopher Walken. Muita gente ficou surpresa com o talento do ator com a dança e o clipe se tornou um clássico instantâneo, eleito por nós do 1001 Videoclips como um clipe para ver antes de morrer.

Para “Sabotage” dos intensos Beastie Boys, Jonze na verdade homenageia e faz uma paródia imensamente divertida aos programas de TV policiais dos anos 70. Por incrível que pareça, esse clipe ainda é lembrado como o grande momento do Beastie Boys, o que é um bom indicador de seu impacto cultural e do talento de Jonze.

Para o clipe super nerd de “Buddy Holly”, Jonze transporta Rivers Cuomo e companhia diretamente para um episódio de Happy Days. A interação perfeita entre a banda e imagens reais do programa de TV, é um marco tanto na carreira do Weezer como para a MTV, que não cansava de exibir o clipe.

Este vídeo ainda permanece como o mais famoso de Björk e é fácil entender o porquê. Jonze brinca magistralmente com a dinâmica sempre em mudança da música, acelerando e desacelerando, justapondo cenas em câmera lenta com sequências de dança vibrantes. 

Indiscutivelmente o melhor e mais icônico videoclipe de Jonze até hoje. Filmado em estilo de guerrilha, Jonze é o líder de um grupo fictício chamado The Torrance Community Dance Group, em que todos espontaneamente começam a dançar da forma mais estranha possível na frente de um cinema real e na frente de um grupo de espectadores confusos. É impossível não sorrir durante este espetáculo cru e surreal. 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.