Especial MTV! Cinco Clipes Definitivos da Era Pré-MTV

Anos 60, Anos 70, Especial MTV, Listas | 27 nov 18 - por João Paulo Porto

O 1001 videoclips irá celebrar os dias de glória da MTV, quando o videoclipe dominou o mundo. Para isso, iremos dedicar listas especiais sobre tudo que aconteceu durante o auge da MTV, que começou no ano de 1981, exatamente, quando o clipe de “Video Killed The Radio Star” estreiou na rede em 1 de Agosto de 1981. Prepare-se, pois iremos revelar, através de listas, eventos que marcaram gerações, que cresceram assistindo clipes na TV. 

E no segundo post, vamos falar sobre os 5 clipes que surgiram muito antes da era MTV, mas que formataram os caminhos para o que viria a ser a MTV, um fenômeno pop que mudou a cara da música para sempre. 



5. Mike Nesmith – Rio (1977)

O ex-Monkee inventou sozinho a MTV. Bem, mais ou menos. Ele criou um videoclipe para sua música “Rio”, um single tirado do álbum From A Radio Engine To The Photon Wing, e que, por sua vez, o ajudou a criar a idéia de um programa de televisão chamado PopClips para a rede de cabo da Nickelodeon. Em 1980, a PopClips foi vendida para o consórcio Time Warner/Amex, que então a transformou – ta-daaa! – na MTV.

 

4. The Bee Gees – Stayin’ Alive (1977)

Os irmãos Gibb combinam o próprio mix de masculinidade e feminilidade de Saturday Night Fever enquanto se exibem em calças apertadas em um terminal de metrô abandonado na MGM Studios, cantando aos montes seus inconfundíveis falsetes penetrantes a uma batida de disco imaculada. O visual abandonado do set de filmagens combinava com as letras da música, que eram, literalmente, sobre se manter vivo em uma cidade à beira da falência.

3. Bob Dylan – Subterranean Homesick Blues (1967)

O famoso clipe que abriu o documentário clássico de Bob Dylan, Don´t Look Back, apresenta o cantor em um beco em Londres segurando cartões com letras-chave (e algumas frases que não estão na música) rabiscadas nelas. A rotina de arremesso de cartas foi parodiada em muitas ocasiões, inclusive pelo INXS no clipe de “Mediate“.

 

2. The Beatles – Strawberry Fields Forever (1967)

Os Fab Four estavam combinando sonoridades com visuais desde o longa-metragem A Hard Day’s Night em 1964. Esta promo inovadora foi filmada em dois dias frios de janeiro em Knole Park, Kent, e exibia um piano e uma árvore salpicados de tinta para se assemelhar a harpa enorme. Esse clipe capturou bem o turbilhão psicodélico da música, em câmeras instáveis, movimentos para trás, filtros coloridos e close-ups desconcertantes de bigodes.

 

1. Queen – Bohemian Rhapsody (1975)

Amplamente considerado como o Primeiro videoclipe da história, este acompanhamento visual da obra prima progressiva do Queen nos dias de hoje parece quase singular e antiquado, mas na época seus efeitos – tiros cruzados, o rosto de Freddie Mercury caindo em cascata durante a linha de eco”- eram surpreendentemente novos. Foi filmado em apenas quatro horas, e especificamente para o Top Of The Pops, então a banda não teria que dublar a música ao vivo, pois estavam muito ocupados em suas turnês. 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.