Para Ver Antes de Morrer: 115. Michael Jackson | They Don’t Care About Us

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 10 out 19 - por João Paulo Porto

Ao ser perguntado porque escolheu o talentoso Spike Lee para dirigir o vídeo They Don´t Care About Us”, Michael Jackson afirmou: “‘They Don’t Care About Us’ é ousada e Spike Lee se aproximou de mim. É uma canção de sensibilização do público. É tudo que ela é. É quase uma canção de protesto… Eu acho que ele é perfeito para isso.”

Michael não estava errado. Spike Lee que é um dos melhores e mais respeitados diretores de cinema das últimas décadas, sabe e conhece muito bem as mazelas do povos menos favorecidos. Seu elogiadíssimo (e hoje clássico) Faça A Coisa Certa (1989) abordava o de forma coerente a vida no Brokliyn, um dos bairros mais pobres e segregados de Nova York. 

O diretor foi convocado porque MJ queria como cenário a favela de Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador. 

No entanto, a escolha inusitada causou furor. Na época, as autoridades do Brasil temiam que isso poderia prejudicar a imagem do pais no exterior e muitas foram as tentativas de impedir que o clipe fase filmado (um juiz do Rio conseguiu interditar a filmagem, mas sem resultado). A produção do músico precisou negociar com os traficantes da favela para conseguir realizar o trabalho no morro. além disso, mais de 1500 policiais foram convocados para garantir a segurança do astro. 

O resultado final foi um clipe contagiante que traz uma energia crua, muito devido ao carisma do astro e também em parte aos duzentos membros do grupo de percussão afro-brasileiro, Olodum. No Rio, a química entre Jackson e as pessoas é extraordinariamente natural e espontânea. 

No clipe Michael sugere que é preciso mais solidariedade com os oprimidos (principalmente as crianças) e menos violência por parte das autoridades. que mensagem atual, hein? 

Diretor: Spike Lee | Ano: 1996

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.