Vamos relembrar os clipes das músicas que aparecem no filme Capitã Marvel

Listas | 14 mar 19 - por João Paulo Porto

Mais um sucesso da MarvelCapitã Marvel é recorde de bilheteria como filme protagonizado por mulher. A trama, que acontece em 1995, está recheada de surpresas musicais. Basicamente, todas as faixas que rolam no filme são clássicos dos anos 90. De Nirvana a No Doubt, listamos abaixo os clipes de cada música que aparece no filme. Vamos lã! é hora de matar saudade de uma época muito rica para o rock. 

“Just A Girl” – No Doubt

O primeiro single da carreira do No Doubt, uma das bandas mais queridas da década de 90. Como nas letras de “Just a Girl”, o videoclipe apresenta estereótipos femininos e serve como um “comentário sobre a sociedade”. Em meados da década, Gwen já lutava pela igualdade entre os sexos.

 

“Whatta Man” – Salt-N-Pepa

Talvez o mais famoso grupo de rap feminino da história da música, o Salt N´Pepa convidou o En Vogue para o sensual clipe “Whatta Man”. Uma jornalista da  New York Magazine, escreveu na época sobre o vídeo: “Salt-N-Pepa tem [sic] calor e apelo sexual que faz Madonna parecer artificial e mecânica.”

 

“Connection” – Elastica

Banda formada pela ex-guitarrista do Suede, Justine Frischmann e que fez parte da explosão do britpop britânico (incluindo os mais famosos Blur, Oasis, Pulp, The Verve e claro, Suede). O vídeo da música mostra a banda tocando em um cenário branco cercado por um grupo de homens nus sentados: o que seria uma referência direta ou paródia ao vídeo “Sweet Harmony” do The Beloved.

 

“Only Happy When It Rains” – Garbage

Outra banda que marcou os anos 90 foi o Garbage, liderado pela riottt girl Shirley Manson. No clipe, dirigido por Samuel Bayer, A banda aparece em um depósito repleto de lixo, onde os membros masculinos da banda destroem discos de vinil, fitas de vídeo e instrumentos musicais, enquanto  Manson desfila para a câmera.

 

“Crush With Eyeliner” – R.E.M.

Neste clipe, não tão popular da incrível banda R.E.M., tem um grupo de adolescentes japoneses dançando e dublando a música. A direção é do também incrível Spike Jonze.

 

“Waterfalls” – TLC

O vídeo venceu o MTV Video Music Award de Vídeo do Ano em 1995, batendo “Buddy Holly” de Weezer e “Basket Case” de Green Day porque tinha muitos efeitos complexos gerados por computador, incluindo muita água, que era difícil de renderizar. Foi dirigido por F. Gary Gray (Velozes & Furiosos, Straight Outta Compton).

 

“You Gotta Be” – Des’ree

“You Gotta Be” é uma canção pop da cantora britânica Des’ree, que alcançou um sucesso gigantesco em meados da década. O clipe em preto e branco, foi dirigido por Paul Boyd e  foi indicado na categoria de “Melhor Vídeo Feminino” no MTV Video Music Awards de 1995, mas perdeu para “Take a Bow“, de Madonna.

 

“Come as You Are” – Nirvana

O videoclipe de “Come As You Are” foi dirigido por Kevin Kerslake, que se inspirou na arte de capa do Nevermind. Na época, Kurt Cobain estava receoso em lançá-la como single de trabalho porque o riff de introdução era muito parecido com a da faixa “Eghties” do Killing Joke. No final, canção e clipe foram lançados e se tornaram clássicos do currículo do Nirvana

 

“Man on the Moon” – R.E.M.

O clipe da canção, dirigido por Peter Care, apresenta o vocalista Michael Stipe como um cowboy caminhante do deserto. Durante o percurso, Stipe pega carona em um caminhão dirigido pelo baterista Bill Berry. Logo após, ele pula do caminhão e vai em direção a um bar e quem o atende é o guitarrista Peter Buck. No bar, também se pode ver o baixista Mike Mills jogando sinuca. No clipe também se pode ver várias imagens do comediante Andy Kaufman.

 

“Celebrity Skin” – Hole

Em Celebrity Skin — que abria o disco homônimo e foi single do mesmo — Courtney Love descreveu, de maneira sucinta, sua transformação de “vagabunda adolescente” a estrela de Hollywood. Quando este vídeo foi lançado na MTV, o mundo ficou impressionado. Que garota linda com essa atitude rockeira!

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.