Para Ver Antes de Morrer: 109. Tool | Sober

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 01 set 19 - por João Paulo Porto

Enorme, ainda que cult, agressivamente estranho, infinitamente criativo e deliberadamente enigmático, o Tool é uma daquelas bandas de talento extraordinário que se destacou no cenário musical não apenas pelas músicas elaboradas, mas também, por videoclipes sombrios e de visuais impactantes e memoráveis. 

Sober’, o primeiro vídeo da banda de 1993 – do hoje, clássico álbum Undertow – é um exemplo. Além de visual impactante, esconde significados que até os fãs mais fervorosos desconhecem. O design foi desenvolvido pelo membro da banda, o guitarrista Adam Jones, que é o diretor da maioria dos clipes. Ele estudou arte e escultura, é designer e escultor de efeitos especiais. 

Jones usou suas habilidades de stop-motion em ‘Sober’ que se tornou o primeiro de uma longa lista de vídeos que usam esquemas de cores sombrias, protagonizados por personagens infernais de visual soturno. Jones colaborou com o diretor Fred Stuhr para criar o vídeo, mas por quase uma década, foi ele que assumiu a liderança criativa.

O protagonista do vídeo é um pequeno ser humanoide (feito de argila), que vive e dorme em uma mansão abandonada, em uma sala enferrujada decorada com uma mesa, uma cadeira e uma cama sem colchão. Por acaso tropeça em uma caixa de madeira misteriosa. Seu conteúdo é mantido oculto durante a maior parte do vídeo. O clímax fornece uma enxurrada de imagens e revelações. No final, a caixa está vazia, deixando para o espectador determinar o seu significado.

 

‘Sober’ foi o vídeo que lançou a banda à fama. Tem muitas das imagens que vêm à mente quando as pessoas pensam nos vídeos do Tool, incluindo a cena sempre perturbadora do personagem principal em pé enquanto o braço dele treme violentamente, bem como o que parece ser carne e barbante fluindo através de um tubo enferrujado – uma imagem emocionante. “Sober” ainda é o videoclipe que melhor representa a identidade visual do Tool

Diretor: Fred Stuhr | Ano: 1993

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.