Para Ver Antes de Morrer: 92. Culture Club | Do You Really Want To Hurt Me?

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 18 jun 19 - por João Paulo Porto

“Do You really Want to Hurt Me?” foi lançado numa época em que drag queens estavam longe de fazer parte do mainstream.

Quando o Culture Club apareceu pela primeira vez na MTV, os executivos do programa viram Boy George pela primeira vez vestido de mulher e estavam relutantes em exibir o videoclipe na TV.

No entanto, o sucesso foi estrondoso. Boy George se transformou em ícone da década e sua banda execucionou pelos EUA numa turnê vitoriosa que culminou no excelente álbumColour By Numbers que trazia o mega-hit “Karma Chameleon”.

O conceito do vídeo apresentava George como um outsider, sendo expulso de lugares diferentes em vários cenários históricos. Foi dirigido por Julien Temple, que surgiu com a idéia de jurados vestidos de blackface. Esta foi uma imagem chocante para o público americano, que por muito tempo associou o blackface ao racismo, mas na Inglaterra foi muito mais aceito como parte de sua tradição musical.




Temple explicou no livro I Want My MTV: “Do You Really Want to Hurt Me?” era sobre ser gay e ser vítima de sua sexualidade, que George era uma espécie de persona emblemática. Pareceu-me apropriado que no vídeo ele fosse julgado por jurados com uma carinha negra, para apresentar intolerância e apontar a hipocrisia de muitos juízes e políticos gays no Reino Unido que haviam promulgado a legislação anti-gay”.

Diretor: Julian Temple | Ano: 1982

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.