Para Ver Antes de Morrer: 95. Björk | Human Behaviour

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 20 jun 19 - por João Paulo Porto

Este falso conto de fadas deu o tom para a era visual inicial de Björk assim como sua frutífera parceria com o diretor genial Michel Gondry. No clipe, ela brincava no escuro no bosque ao lado de um ursinho desenfreado e de mariposas dançantes.

O vídeo também fala um pouco sobre sua infância, que ecoou na de Gondry em sua combinação de influências hippies e científicas (cortesia de seu pai eletricista e o avô inventor de Gondry). Esta não seria a última vez que Björk focou nos ursos – ou mesmo nas mariposas, que aqui (e mais tarde na música “Isobel” e o vídeo da realidade virtual de “Notget“) são símbolos do instinto.

Assim como a canção, o vídeo aborda, de forma onírica, a relação entre humanos e animais, sendo levemente inspirado no conto infantil “Cachinhos Dourados e os Três Ursos” e no curta-metragem soviético “Hedgehog in the Fog“. 

“‘Human Behaviour’ é um ponto de vista dos animais sobre os humanos e os animais definitivamente irão vencer no final. Então por que, alguns podem perguntar, o urso conquistador é apresentado como um brinquedo feito por mãos humanas? Eu não sei. Eu acho que eu não acharia justo forçar um animal a atuar em um vídeo. Quero dizer, isso seria uma extensão de tudo aquilo a qual sou contrária”, contou a artista em uma entrevista à Rolling Stone em 1995.

“Human Behaviour” se destacou por ter sido o primeiro trabalho a dar projeção internacional em grande escala para Gondry. Concorreu a 6 VMA´s mas não levou nenhum e perdeu o Grammy de videoclipe do ano para “Steam” do Peter Gabriel.

Diretor: Michel Gondry | Ano: 1993

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.