Para Ver Antes de Morrer: 0037. Duran Duran | Girls On Film

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 20 abr 18 - por João Paulo Porto

O polêmico videoclipe de 1981 do Duran Duran – um sombrio retrato da vida das modelos, marcou época. Só para se ter uma ideia do panorama daquela época, os clipes eram todos engraçados, e sem malícia, beirando a ingenuidade (não se sabe se era intencionalmente, ou não). Tudo mudou com a chegada de uma banda pop britânica que os valores familiares com o clipe absurdamente chocante de “Girls On Film”.

O clipe, dirigido por Kevin Godley e Lol Creme, apresenta um desfile de modelos em roupas diferentes (equipamento cowgirl, roupas de enfermeiras, casaco de pele / roupa de látex que pareciam ter uma utilidade fora dos vídeos de música) exibindo, pela primeira vez em um videoclipe, nudez total – embora só tenha aparecido por alguns segundos, muitas pessoas não tinham certeza se estavam mais chocadas com o corpo nu ou com o secador de cabelo que ela estava usando. Existem várias cenas de mulheres de topless e às vezes o clipe vai além da insinuação. Embora houvesse uma versão editada muito comportada para TV, “Girls on Film” se transformou no primeiro clipe de uma banda popular a ser banido da BBC.

Outras acusações incluem chuveiros dourados com as meninas pingando champanhe umas sobre as outras, atos lésbicos (oh não!), e bestialidades – veja como a imagem do cavalo é sugestiva.

Para algumas pessoas, o festival de bizarrices era demais – desde mulheres jovens fazendo pole dance em postes cobertos de gosma branca até luta de lama, mas por estranho que pareça ninguém reclamou do cabelo, ou pelo fato de um dos membros da banda ser visto com um pente cortante (a lâmina na faca do clipe foi substituída por um pente).

Curiosamente, os membros do Duran Duran aparecem brevemente durante todo o clipe. Fora essas cenas ocasionais, Simon Le Bon faz uma aparição como salva-vidas.

Este clipe realmente precisa ser apreciado. Hoje em dia, seria desnecessariamente irrelevante, mas para uma época em que o formato estava ainda engatinhando, o DD foi longe rápido demais. O contexto da sociedade americana e britânica, que ficaria chocada até mesmo com o visual andrógino de Boy George – o vocalista da icônica banda Culture Club – desafiando o juiz no clipe de “Do You Really Want To Hurt Me” de 1982, não entendeu a piada. O clipe teve que ser pesadamente editado para que pudesse ser transmitido nos lares familiares sem que constrangesse a ninguém.

Com o passar dos anos, o clipe adiquiriu status mítico e revelou-se um dos mais influentes de todos os tempos.

Diretor: Godley & Creme | Ano: 1981

Versão sem cortes:

 

E a versão editada: 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.