Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: 308. David Bowie | Life On Mars?

Para Ver Antes De Morrer | 10 nov 16 - por João Paulo Porto
lom_hunky_mont_2015_1000sq

Não há nada para ver aqui, a não ser Bowie como ele mesmo, o camaleão do rock irredutível.  Mas sua expressão e linguagem corporal são tão ricos como qualquer épico do cinema: olhos sombreados de azul, o penteado que desafia a gravidade, a onda perfeita de seus lábios. O visual perfeito que chocou na época que foi lançado. Em algumas cenas, o seu tom de pele é tão apagado que parece se fundir com o fundo branco.

David Bowie-life-on-mars

O vídeo da música começa com um imagem de ângulo fechado dos olhos de Bowie, uma das coisas mais marcantes da sua aparência

Apesar do imaginário enigmático da canção, não há dúvidas sobre a mensagem do vídeo: Aqui está um homem que entende o poder do espetáculo.

David Bowie foi uma das mentes mais coloridas, excêntricas e inspiradas do mundo da música. Um inovador, pioneiro e uma inspiração para várias gerações e não há dúvidas de que sua marca será bem lembrada nos anais da história. Sua morte não apenas marcou a perda trágica de um ícone cultural, como também ofereceu uma oportunidade  para comemorar sua vida e sua obra.

Desde que surgiu no mercado da música, no finalzinho da década de 60, David Bowie era um ícone: um símbolo sexual, um ícone da cultura gay, o rosto mais famoso do glam rock, um representante da música underground dos anos 70 e 80, o badboy britânico por excelência. Os primeiros anos de sua fabulosa carreira foram construídos inteligentemente por sua identidade e personagens de palco, todos distintos entre si e marcantes. Ziggy Stardust, Aladdin Sane, e depois veio o excêntrico personagem de “Life On Mars?”, um andrógino de outro mundo que marcaria o universo da música para sempre. 

animation-2

O sucesso “Life on Mars”, do álbum “Hunky Dory” (lançado em 1971) chamava atenção pela maneira única de contar a história de uma garota desconhecida, mas o vídeo da faixa, dirigido pelo expert em fotografias de rock, Mick Rock, é o que realmente viria a se destacar. A simplicidade do vídeo musical, em comparação com a complexidade da letra, representava a confusão interna de Bowie.

O vídeo da música começa com um imagem de ângulo fechado dos olhos de Bowie, uma das coisas mais marcantes da sua aparência – devido a uma lesão na infância, Bowie adquiriu uma condição conhecida como “anisocoria”, que desalinha o tamanho das pupílas. Esta condição deixava Bowie um garoto tímido, até mesmo constrangido, e considerava muito embaraçoso chamar a atenção. Ao entender que esta condição chamava tanto a atenção para ele, ele rapidamente estabeleceu a idéia de que ele se via como um tipo de circo.

A roupa de Bowie durante todo o vídeo não muda, mas o significado atrás do terno parece adequado. As cores brilhantes, a cintura marcada; Tudo grita “ícone da moda dos anos 70”. O título da canção é uma reminiscência da obsessão de Bowie com o espaço e a vida extraterrestre, apesar da letra não ter correlação com o assunto. 

animation-3

A maquiagem e as jóias completam esta transformação. A espessa e cintilante sombra de olho e o batom vermelho dão ao rosto uma aparência de palhaço, mas a constante e áspera iluminação limpa sua pele já pálida para um nível cômico. Assim, o terno pastel de repente se torna um acessório para a identidade pierrot que ele desenvolve no final da canção. Assim, em vez de alienígena, vemos uma aberração de circo. Nos últimos segundos, o foco muda para as mãos de Bowie, ao invés de seu rosto, os dois braceletes de prata que ele usa terem a aparência de algemas, sugerindo estar aprisionado pelos padrões sociais, bem como a jovem descrita na canção.

Esta fixação na aparência de outro mundo é continuada através da letra. Bowie descreve um “freak show” e compara a si mesmo a palhaços. Palhaços representam alguém usado para o entretenimento porque eles se destacam da sociedade, bem como Bowie. Uma grande parte de sua fama vem de seus escândalos e apresentações únicas, mas esta imagem mais tarde o forçou ao abuso  de drogas e a retirada social.

lom_hunky_mont_2015_1000sq

A garota da música, assustadoramente semelhante às experiências de Bowie, é descrita como fazendo a mesma coisa, como “andar por seu sonho afundado”. Quando Bowie canta a linha “… a garota com o cabelo mousy”, a câmera mostra o  cantor por completo, sugerindo que Bowie é a menina em questão. Nesta mesma época ele já estava submerso no vicio em drogas e iniciado a fabulosa e lendária amizade com o ícone do rock Iggy Pop

Pelo uso de maquiagem brilhante e iluminação em um fundo simples, David Bowie imediatamente atraiu todos os olhos para si mesmo. A letra da canção, que se centram em torno de um jovem protagonista sentindo-se sozinha e sem esperança, muda o tom da música de um de distanciamento para um de isolamento e solidão. O vídeo musical foi o pedido de ajuda de Bowie, mostrando como ele se sentia como uma aberração de circo, nada além de uma exposição a ser escarnecida ou encarada, tecendo a história de uma garota fictícia em sua própria vida real.

Em 2016, um novo video, bem mais emocionante, foi editado com imagens inéditas e restauradas do clipe original sob a direção do lendário Mick Rock. 

Um verdadeiro clássico do rock.

Direção: Mick Rock | Ano: 1971

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths