Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #127. Wax | California

Para Ver Antes De Morrer | 06 fev 12 - por João Paulo Porto
Wax - California

No início dos anos 90, quatro tartarugas com habilidades de ninja e sotaque de Nova York se tornariam febre mundial, Whoopi Goldberg ainda tinha uma carreira e a economia dos Estados Unidos era um pouco mais estável do que hoje. Os videoclipes estavam começando a ganhar o respeito que tanto mereciam.

Naquela época, o formato audiovisual começava a romper com as tendências fluorescentes yuppies dos anos 80 e estabelecia uma essência cinematográfica digna de mérito artístico. Diretores importantes como David Fincher, Michel Gondry, Chris Cunningham e Spike Jonze contribuíram para transformar o videoclipe em pequenas obras-primas de beleza e sofisticação que só poderiam ser encontradas em produções cinematográficas – muitos desses nomes se tornariam grandes cineastas de Hollywood, a exemplo de Fincher que construiu uma carreira cinematográfica fabulosa com os filmes Seven (1995), Clube Da Luta (1999), A Rede Social (2011), O Curioso Caso De Benjamin Burton (2008) e o recente Millennium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres e Gondry e suas obras surreais como Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças (2004).

Um desses vídeos foram ao ar em 1995, durante a era de ouro da MTV do programa Buzz Bindedicado apenas a explorar os grandes trabalhos áudio-visuais da época. A banda era Wax com seu único hit “California” que contou com a competência do diretor Spike Jonze (Onde Vivem Os Monstros).

Após ser exibido durante todo o dia na MTV, foi imediatamente banido porque mostrava, durante todo o vídeo, um homem correndo lentamente por uma rua da Califórnia em chamas. A câmera mostra o homem calmamente consultando o relógio o tempo todo enquanto está em chamas. Durante a final, ele passa por um ônibus escolar para onde a câmera se desloca para uma menina sentada em um vagão da estação, tranqüila assistindo o fogo seguir o rastro do homem.

Com toda a notoriedade, a banda lançou apenas um álbum: Thirteen Unlucky Numbers, pela Interscope Records em 1995 e se separou pouco depois. Infelizmente hoje eles apenas são lembrados por esta fatia poderosa da outrora controversa e barulhenta MTV. Ele também apareceu em um episódio clássico de Beavis e Butt-Head.

Este é aquele tipo de videoclipe onde não acontece muita coisa, mas é suficiente para nos deixar perplexos.

Diretor: Spike jonze | Ano: 1995

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Rene

    Videoclipe puro HC. Nossa que irado! Indica mais bandas californianas.

    • esse clipe realmente eh incrível! pode deixar, aqui divulgamos clipes de todos os lugares. Abraços.