Anúncio com Código

Volta ao Mundo Em Clipes: México

Volta ao Mundo em Clipes | 21 out 14 - por João Paulo Porto
CarlosSantana

O 1001 Videoclips quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes. Sinta-se convidado em participar. Deixe nos comentários suas sugestões de países e clipes. E boa aula de geografia!

O escolhido desta semana é o México, considerado um país rico em cultura e história. Para os amantes da música, o país é um prato cheio de delícias sonoras bastante ecléticas que vão desde o lendário guitarrista Santana à cantora e atriz famosa Thalia. A estrela de novelas conquistou o mundo com seu talento para a encenação e também arriscou uma carreira de cantora muito bem sucedida para os padrões de artistas não americanos-ingleses. Já o guitarrista impar tem se destacado desde os anos 70 com alguns espetaculares e sucessos que ainda tocam nas rádios no mundo inteiro, como o cover de “Black Magic Woman” do Fleetwood Mac ou “Hold On”, um clássico perdido dos anos 80.

05. Café Catvba | Aprovéchate

cafe_tacuba1

Provavelmente a característica mais distintiva de sua música é a voz anasalada de Albarrán, que, combinada com sua grande capacidade pulmonar (demostrada na canção “La ingrata”), marca um som distintivo, que pode parecer estranho para as pessoas não familiarizadas com o grupo. A banda canta em castelhano e desde 1989 desfilam nas paradas de sucesso do México hits certeiros como “Aprovechate”. A banda foi responsável pela trilha sonora de importantes filmes mexicanos como como Amores perrosY tu mamá tambiénCrónica de un DesayunoPiedras Verdes e Vivir Mata. Escolhemos para representar a banda o clipe polêmico de Aprovechate que celebra a diversidade sexual sem limites.

 

04. Molotov | Gimme Tha Power

Molotov-Jaggermeister-2013

Molotov são referenciados até hoje por muitas bandas latino- americanas e inclusive aqui no Brasil. O videoclipe da música “Gimme Tha Power” na época, teve uma repercussão agradável para os fãs mexicanos. admirados por toda América Latina. Porém o álbum da banda “¿Dónde Jugarán Las Niñas?” de 1996, que faz estilo de som Rap Rock é bastante controverso. Criticava as situações de miséria e os descasos em muitas cidades mexicanas. Suas letras incluem uma mistura de política, sexo e linguagem chula, que os levaram a ser expulsos do próprio país, ficando alguns meses exilados na Espanha.

 

03. Maná | Vivir Sin Aire

Mana-

Maná é uma banda de pop rock mexicana fundada em 1987 em Guadalajara. O som do grupo é descrito como uma mistura de pop rock, pop latino , calypso, reggae e ska. Atualmente é uma das bandas de rock latino de maior sucesso, vendendo cerca de 25 milhões de cópias pelo mundo, e ganhando 3 Grammy Awards, cinco Grammy Latinos, cinco MTV Video Music Awards Latin America, quatro Premios Juventud, e nove Billboard Latin Music Awards. Após sucesso inicial na América Latina, o grupo começou a ter exposição na Austrália e Espanha, e em seguida garantiu popularidade nos Estados Unidos, Europa Ocidental, Ásia, e o Oriente Médio. “Viver Sin Aire” está entre os seus sucessos mais inesquecíveis e o clipe mostra um pouco da cultura mexicana.

 

02. Julieta Venegas | Me Voy

Julieta-Venegas-cantar-1731839

Apesar de ter nascido nos EUA, Julieta Venegas cresceu e se educou musicalmente em Tijuana no México. Seu primeiro álbum foi lançado em 1997 com um relativo sucesso. Desde então, Venegas construiu uma carreira brilhante vencedora do Grammy. “Me Voy” é um dos destaques de seu álbum de 2006 Limón y Sal. O clipe é meigo e representa bem o estilo da cantora. Vale a pena conferir também a participação no Acústico Lenine na faixa “Miedo”.

 

01. Santana | Game Of Love (ft. Michelle Branch)

carlos-santana-640x360

Não há como negar que Santana é o artista mexicano mais conhecido, influente e admirado no mundo. sua discografia mística e deslumbrante desfila entre os mais influentes da música ocidental e influencia artistas diversos. Santana teve o privilégio de participar do lendário festival Woodstock em 1969, onde ganhou projeção mundial. Em 1999, o guitarrista de “Yo Como Vá” lançou um álbum de participações que foi sucesso no mundo inteiro.  Supernatural, extremamente bem-sucedido,  recebeu 15 discos de platina nos EUA e venceu oito Grammys, incluindo o de melhor álbum do ano ; vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo, e é tido como responsável por reanimar a carreira de Carlos Santana, líder da banda. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. “The Game Of Love” com a participação de Michelle Branch nos vocais foi o maior destaque.

 

 

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths