Anúncio com Código

Volta ao Mundo Em Clipes: Mali

Volta ao Mundo em Clipes | 02 dez 14 - por João Paulo Porto
Amadou and Mariam: Folila

O 1001 Videoclips quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes. Espero que você, que está visitando o site, se encante pela maravilhosa diversidade musical do mundo, assim como eu. Sei que é impossível abarcar tudo da música de um país, mas vou sempre tentar mostrar quais os principais cantores e clipes que merecem ser destacados aqui. Sinta-se convidado em participar. Deixe nos comentários suas sugestões de países e clipes. E boa aula de geografia!

Mali Holidays

O país escolhido desta semana é a República do Mali, um dos maiores países do continente que fica na África Ocidental. As tradições musicais malienses derivam de griots (ou Djeli), conhecidas como “Guardiões da Memória”, que exercem a função de transmitir a história de seu país. A música do Mali é diversificada e possui diferentes gêneros. Alguns músicos influentes são Toumani Diabaté e Mamadou Diabaté, intérpretes de um instrumento musical chamado kora; o guitarrista Ali Farka Toure, que combinava a música tradicional do Mali com um gênero vocal denominado blues; o grupo de musical tuaregue chamado Tinariwen e artistas como Salif KeitaAmadou & MariamOumou SangaréHabib Koité, entre outros. – Fonte: Wikipédia.

Tinariwen

 

clipe

Foto: Thomas Dorn

A história do Tinariwen começou em 1982 nos campos de rebeldes tuaregues em Muammar Gadda. O desejo de montar um grupo era tão forte, que os guerrilheiros trocaram suas armas pelas guitarras. Atualmente, o Tinariwen é respeitado em todo mundo. Sua música, chamada de Tamashek (que significa “Música do desempregado”) deriva-se da música árabe tradicional amplificada por bateria e guitarras modernas. O cérebro por trás é o vocalista e guitarrista Ibrahim Ag Alhabib. Com sua voz peculiar e seu jeito de tocar guitarra, bastante parecido com Chuck Berry, ele elevou o grupo ao sucesso mundial. Chris Martin do Coldplay certa vez afirmou que a faixaStrawberry Swing foi inspirada na música do Tinariwen.

Escolhemos o clipe de “Lulla” do álbum  “Imidiwan: Companions” (2009) para representar as tradições e culturas do país de Mali.

 

 

Ali “Farka” Touré

farka-toure

Ali “Farka” Touré é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, pela revista Rolling Stone.

O cantor e guitarrista Ali Ibrahim “Farka” Touré (1939–2006) foi um dos músicos mais internacionalmente reconhecidos do continente africano. Sua música é amplamente considerada como um ponto de intersecção da tradicional música de Mali e o blues. A crença de que este último é, de fato, historicamente derivado da primeira reflete-se nas frequentes citações de Martin Scorsese caracterizando a tradição de Touré como constituindo “o DNA do blues”. Ele foi classificado como o número 76 na lista dos 100 Melhores Guitarristas de todos os tempos, elaborada pela  Rolling Stone americana.

 

Rokia Traoré

clipe

Rokia Traoré possui uma das vozes mais belas da música de Mali.

Rokia Traoré possui uma das vozes mais belas da música de Mali. A cantora vendeu mais de 40 mil cópias de seu primeiro álbum em 1998, Mouneïssa (Label Bleu) na Europa, chamando a atenção do mundo. Depois de mudar para a frança, Traoré conheceu Ali Farka Touré que a convenceu a gravar o seu primeiro álbum. Desde então ele se tornaria sua protegida.

O clipe de “Mélancolie” mostra a beleza artistica de Rokia Traoré que já cantou com artistas importantes como Peter GabrielAmadou and Mariam, Gilberto Gil, Tiken Jah FakolyNeneh Cherry.

.

 

Amadou & Mariam

clipe

O talentoso casal já ganhou um Grammy e tem trabalhado com gente de peso como Damon Albarn e Mano Chao.

O talentoso casal vencedor do Grammy, se conheceu em um instituto para deficientes visuais em Bamako, capital do Mali. Depois de se mudarem para Abidjan, na Costa Do Marfim, em 1986, Amadou e Mariam se tornaram estrelas locais. A vida do casal mudaria para sempre em 2005, quando Manu Chao produziu o álbum Dimanche á Bamako, que seria um sucesso retumbante em toda a França e Europa.

Em 2008, Damon Albarn (BlurGorillaz) produziria o próximo disco de estúdio, Welcome to Mali. O álbum foi um sucesso unanime de crítica e público. E é deste álbum que selecionamos o clipe escolhido para representar o país de Mali. “Sabali” possui elementos de música eletrônica e é o single principal de Welcome To Mali.

 

Salif Keita

clipe

Salif Keita merece todo o respeito como músico e com pessoa.

Salif Keita nasceu albino em 1949, e por isso passou boa parte da infância sendo escondido pela sua mãe, por medo de represálias por parte e vizinhos supersticiosos. Por ser um descendente direto do fundador do Império Mali, Sundiata Keita. Esta herança real significava que sob o sistema de castas do Mali, ele nunca deveria se tornar um cantor. Porém, contrário à família e as tradições,  Keita deixou seu local de origem e partiu para uma carreira de músico hoje reconhecida mundialmente. Tornou-se um dos fundadores do Afro-po e tocou com bandas importantes como Rail Band e Les Ambassadeurs antes de cometer seu maior clássico em carreira solo: Amem (1991). 

“La Difference” é um clipe que constrói o cenário da natureza africana em um ambiente fechado e apresenta o cantor conhecido como A Voz De Ouro Da África desempenhando sua belíssima e hipnótica canção.

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths