Anúncio com Código

Nostalgia: Os melhores videoclipes de temas de filmes dos anos 80 e 90

Listas | 13 jul 15 - por João Paulo Porto
1001filmes

Filmes sempre encantaram plateias do mundo inteiro. Desde o boom do videoclipe nos anos 80, os estúdios viram na música, a oportunidade de divulgar seus lançamentos para os adolescentes. Desde então, foram centenas de artistas que cantavam temas de filmes. Alguns apenas cantavam num telão azul, sem participar diretamente do filme. Porém, houve um punhado de clipes muito bacanas em que os próprios músicos interagiam com os atores em cena.

O 1001 Videoclips separou alguns dos melhores e mais criativos que marcaram as décadas de 80 e 90 para matar a saudade. Viver é relembrar!

MC Hammer – “Addams Groove”  – Filme: A Família Addams (1991)

addams

MC Hammer, no auge da carreira, recebeu o convite para compor a música-tema do filme A Familia Addams, um clássico da sessão da tarde. O clipe apresentava o rapper e vários dançarinos executando passos de dança em torno da mansão Addams, acompanhado do elenco do filme que continha a pequena Christina Ricci (interprete da personagem Vandinha) , o incrível Raúl Juliá e a diva Anjelica Huston no papel de mortiça. Ale´m da presença da figuraça Chrystopher Lloyd como tio Chico. Saudades da minha infância.

Will Smith “Men In Black” – Filme: MIB – Homens de Preto (1997)

MIB

Em 1997, Will Smith era o ator negro mais famoso de Hollywood, depois de arrasar plateias com o personagem de em Independece Day, de Roland Emmerich, o rapper e ator inaugurou uma franquia que se tornaria sucesso absoluto de público e critica. MIB – Homens de Preto, a historia sobre dois agentes que caçavam aliens ilegais ganhou um clipe cantado e protagonizado, claro, por ele mesmo. E o resultado é uma das melhores videoclipes de música-temas de todos os tempos.

Ray Parker Jr. “Ghostbusters” – Filme: Os Caça-Fantasmas (1984)

CaçafantsmasretornamGridCapa

Um dos filmes mais cultuados de todos os tempos! Ghostbusters não só encantou uma geração inteira, como também revelou ao mundo o talento de gente de peso como Harold Ramis, Dan Aykroyd, Rick Moranis e Bill Murray (de Encontros e Desencontros), que roubou a cena com seu charme vulgar e autoconfiança.

O vídeo da música foi dirigido pelo mesmo diretor do filme – Ivan Reitman – e apresenta uma jovem mulher, interpretada por Jennifer “Jenna” Cloyd, que está sendo assombrada por um fantasma retratado por Parker. O clipe também conta com aparições fantasmas (hahaha) de muitas das celebridades da época, incluindo Chevy Chase, Irene Cara, John Candy, Melissa Gilbert, Ollie E. Brown, Jeffrey Tambor, George Wendt, Al Franken, Danny DeVito, Carly Simon, Peter Falk e Teri Garr

Oingo Boingo – “Weird Science” – Filme Mulher Nota 1000 (1986)

Mulher-Nota-1000

Dirigido pelo cara que definiu a adolescência no cinema, John Hughes, e com trilha sonora do grupo Oingo Boingo. O filme Mulher Nota Mil conquistou os corações dos garotos pela beleza estonteante de Kelly LeBroke (por onde anda essa mulher?). Na trama, dois nerds adolescentes – Gary Wallace (Anthony Michael Hall) e Wyatt Donnelly (Ilan Mitchell-Smith) – tentam resolver seus problemas amorosos criando uma mulher perfeita através de uma simulação de computador. Uma tempestade inesperada faz com que a simulação ganhe vida e a mulher, Lisa, se materializa milagrosamente e foge ao controle de seus criadores.

O Oingo Boingo, a banda do compositor de filmes de Tim Burton, Danny Elfman, canta a música tema. O clipe, gravado no estilo de “Wild Boys”, outro clássico do Duran Duran, é um alucinante e conta com a participação de toda a banda interagindo em um laboratório sinistro na tentativa de criar a mulher perfeita. Eles conseguem. E o resultado é a Dama de Vermelho

The Wonders “That Thing You Do” – Filme: The Wonders – O Sonho Não Acabou (1996)

ThatThingYouDo1

Ambientado em meados da década de 1960, o filme conta a história de uma banda fictícia de somente um sucesso da cidade de Erie, Pensilvânia, The Wonders. O contexto histórico inclui uma resposta estadunidense para a Invasão Britânica, mostrando sua trajetória desde clubes locais a turnês nacionais. The Wonders é um filme para entender a industria da música e fez bastante sucesso, principalmente puxado pelo delicioso tema cantado pela fictícia banda que batiza o filme. Tom Hanks escreveu, dirigiu e atuou no filme. E como se não bastasse, ainda participou do delicioso clipe (que tampem conta com a estonteante Liv Tyler, filhinha de Stevie Tyler do Aerosmith).

Madonna “Who´s That Girl” – Filme: Quem É Essa Garota? (1987)

18965656.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

também estreou filmes na década de 80. O mais famoso deles é Quem É Essa Garota? O vídeo musical de “Who’s That Girl” foi filmado sob a direção de Peter Rosenthal. Para o filme, Madonna usou um extravagante estilo capilar cacheado e loiro-platinado, que foi a sua forma de homenagear as comédias malucas da década de 1930.No vídeo, ela continuou com o seu estilo hispânico, visto anteriormente no vídeo musical de “La Isla Bonita”; desta vez, ela apareceu vestida em um terno masculino cinza, com um chapéu de abas largas e um bolero, cuja combinação virou uma tendência de moda.

Ramones “Pet Sematary” – Filme: Cemitério Maldito (1989)

petsematary

A história dos está longe de ser resumida em seu grande sucesso de 89, “Pet Sematary”. Em 1989, Dee Dee Ramone e Daniel Rey escreveram Pet Sematary, música que seria o nome e o tema de um novo filme de Stephen King (cujo nome no Brasil é Cemitério Maldito). Prevendo que a música seria um grande hit, trataram de gravar um vídeo que foi rodado em uma noite de lua cheia em um cemitério de Nova Iorque, com participações de Debby Harry, Chris Stein, Daniel Rey, Andy Shernoff e Cheetha Chrome dos Dead Boys. No vídeo, os Ramones são enterrados vivos em uma vala comum e na realização simultânea da música.

 

Kenny Loggins “Danger Zone” – Filme: Top Gun: Ases Indomáveis (1986)

Sucesso de bilheteria e ícone do cinema nos anos 80, Top Gun elevou a fama de Tom Cruise a estratosfera inimagináveis. O clipe da música-tema, dirigido pelo próprio diretor do filme, Tony Scott, era, de acordo com a marinha nacional americana, “a propaganda de recrutamento militar mais eficaz já produzida na história”.

 

 Kenny Loggins – Footloose – Filme: Footloose (1984)

kinopoisk.ru

32 anos atrás, Kevin Bacon ensinou ao Bomont – e a nação – que as crianças só queriam dançar. Foi em 1984, quando Footloose fez história nos cinemas se tornando um sucesso estrondoso, indicado ao Oscar de Melhor Canção e uma sensação pop. O clipe, dirigido por Brian Grant, apresenta várias cenas do filme, em particular o armazém onde o personagem de Kevin Bacon desfila uns passos de dança bem legais. Mas nada que se compare a sensacional dança final. Só vendo para crer

Glen Frey “The Heat Is On” – Filme: Um tira da Pesada

Alem de ter marcado a carreira de Eddie Murphy para sempre, Um Tira da Pesada está no coração de toda a geração anos 80. O vídeo, interpretado pelo ex-menvbro do Eagles, Glen Frey (que morreu em Janeiro deste ano), se tornou bastante popular na MTV e conta com cenas do filme enquanto Frey e uma banda toca a música em uma sala adjacente.

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths