Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #215. UNKLE | Rabbit In Your Headlight

Para Ver Antes De Morrer | 26 out 13 - por João Paulo Porto
unkle-4fd89adcb431d

Como uma espécie de ‘Bittersweet Symphony’ dos horrores, Jonathan Glazer dirige esta imagem assustadora de distopia urbana que caracteriza o homem como o pior dos animais. Apesar – ou justamente por causa – da música, mesmo com uma letra belíssima (co-escrita por Thom Yorke, que também assina os vocais), não ter alcançado sucesso como single, o clipe se provou bastante popular.

303118235008-unkle-rabbit-in-your-headlights_music_video_ov

O vídeo começa com um homem vestindo um casaco pesado e andando no meio da pista em um túnel bastante movimentado. Ele parece estar fora de si, resmungando e gritando incoerências, as vezes, alguma coisa inteligível como “Cristo” e “brilho!”. Alguns dos carros buzinam para ele e desviam do seu caminho. De repente, um veículo bate nele, e ele é deixado no chão. O carro, um Saab 900, continua o seu curso sem parar ou abrandar. Depois de um tempo, o indivíduo se levanta e começa a andar novamente, como se nada tivesse acontecido. Em seguida, outro carro bate nele, desta vez o golpe ocorre de frente. O motorista o despreza. O homem se levanta de novo e é acompanhado por um carro ocupado por três jovens (o ator britânico Craig Kelly como o condutor do veículo e os membros do UNKLE, James Lavelle e Richard File como passageiros).

340f3cfa4afa9d60ff03127dcb2b2e82_full

O motorista pergunta repetidas vezes o destino do homem, que por sua vez parece alheio à sua presença e continua a andar e falar sozinho. Outro carro o atinge, mas desta vez, ele se levanta muito rápido – estranhamente, temos a sensação de que algo errado esteja acontecendo. A loucura aparente fica mais aguda quando ele contorce o rosto. Mais acidentes ocorrem, alguns carros buzinam, outros desviam do caminho – mas nenhum para. O homem tira o casaco e joga-o no chão. Ele está sem camisa e vemos o peito coberto de hematomas e cortes. De repente, ele para, sorri e abre os braços em uma posição de crucifixo. Um Cavalier MK2 está indo em sua direção, sem nenhuma intenção de parar.

A cena mais chocante está prestes a acontecer: O carro atinge o homem, mas desta vez ele fica imóvel, e o carro é destruído com o impacto.

Depois do susto, nos perguntamos como o diretor conseguiu alcançar esse efeito especial tão mirabolante, uma característica que o diretor explora bem em seus videoclipes.

fivefromthefireunkle2

O clipe possui dois elementos fortes para captar o telespectador: a história é humana e emocional e a produção é meticulosamente bem feita, com destaque para a ótima direção e cinematografia, indo de tomadas cinzentas e com pouca iluminação à cenas fortes de violência e impunidade, culminando no sensacional choque a la Superman (o carro colide com um poste, enquanto o homem apenas fica parado em um fundo verde, as cenas foram filmadas separadamente e depois unidas por computação).

UNKLE---Rabbit-in-your-headlights

Apesar de não ser complexo, a única forma de entender o significado do distanciamento emocional que se passava na cabeça deste homem e consequentemente concretizar o tema do clipe, está nos versos principais da canção: Se você está com medo de morrer /Você vai ver demônios acabando com sua vida/Mas, se você tiver encontrado a sua paz/os demônios serão anjos/e o libertarão da Terra.

O videoclipe estreou em novembro de 1998 e rapidamente recebeu aclamação mundial. Ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Internacional do Ano em 1999, dado pela associação de produtores de videoclipes, a MVPA (The Music Video Production Association). Em 2006, a Stylus Magazine classificou como o número um em sua lista dos 100 maiores vídeos de música de todos os tempos.

Diretor: Jonathan Glazer | Ano: 1998

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths