Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #269. Twisted Sister | We´re Not Gonna Take It / I Wanna Rock

Para Ver Antes De Morrer | 04 nov 14 - por João Paulo Porto
twister sister i wanna rock

Estas foram as canções que catapultaram para a fama lá nos anos 80, o grupo de hard rock americano Twisted Sister. Eles já estavam na estrada desde o início da década anterior, mas quando o seu álbum de 1984 Stay Hungry saiu, eles promoveram com um videoclipe inovador de “We´re Not Gonna Take It” que continha violência caricata com um jovem garoto que se transformava no vocalista Dee Snider, dizendo a seu pai – com olhares perplexos – que  “Não vou aceitar isto!”. Este clipe entrou em rotação  freqüente na MTV que na época ainda era um canal emergente, expondo o Twisted Sister para um público maior e mais jovem.

twisted_sisterO vídeo contou com Mark Metcalf, que interpretou o personagem Neidermeyer em 1978 na comédia pastelão de John “ Thriller” Landis Animal House (No final do clipe, o pessoal da banda homenageia o personagem de Metcalfe). Antes da música começar, Metcalf vai até o quarto do filho para repreendê-lo por ouvir o som das irmãs. Nesta hora, ele faz o seu discurso que se tornou famoso: “o que você quer fazer com sua vida”? (Resposta do garoto: “Eu quero rock!”). Os grandes fãs do TS decoraram essas falas consagradas.

O diálogo foi escrito pelo diretor do vídeo, Marty Callner, que dirigiu vários especiais da HBO, mas nunca um videoclipe de música. Ele diz no excelente livro I Want My MTV: “A (gravadora) Atlantic Records assinou com uma banda que não sabia o que fazer, o Twisted Sister. Eles tinham uma música,”We´re Not Gonna Take It”, e por causa da minha experiência anterior com comédia e música, eles pareciam ser o híbrido perfeito para mim.”
twisted-sister

O que você quer fazer da sua vida?

Mark Metcalf acabou dirigindo também o próximo vídeo do Twisted Sister, “I Wanna Rock”. Naquela época, ele estava morando em Pittsburgh e só aceitou gravar porque ele iria para Los Angeles, onde morava sua namorada. Snider, um grande fã de Animal House, o pegou no aeroporto e eles instantaneamente se entrosaram. O resultado é conferido na tela. Espontaneidade pura!

O título de “I Wanna Rock” explica bem todo o significado desta canção: Dee Snider queria balançar. A canção entrou na cabeça das crianças que se sentiram oprimidas com a pressão dos pais e professores para estar em conformidade com os comportamentos e normas da sociedade.O vídeo da música apresenta Mark Metcalf, que estrelou o primeiro vídeo Twisted Sister, repetindo mais uma vez o personagem histérico que odeia o rock. Seguindo a mesma estética do clipe anterior,  desta vez ambientado em uma sala de aula, ele grita com uma criança infeliz numa cena estendida antes da música começar, com o garoto dando a mesma réplica – “Eu quero rock” – à pergunta de Metcalf, “O que você quer fazer com sua vida?”.

twisted-sister

Eu quero Rock!

“We´re Not”  e “I Wanna Rock” se mantém fieis ao que seria uma representação genuína do poder da música ao mostrar como o movimento musical entrou na cabeça dos adolescentes do mundo inteiro e até hoje é reverenciado como tal . É uma proeza que os clipes em formato de comédia pastelão conseguiram arrancar alguma emoção por causa da ameaça de extermínio da banda por parte do adulto. Com uma exímia espontaneidade demostrada nas fitas, McKean tem um momento de grande atuação ao ficar tão furioso e frustrado com a reação dos garotos que mal conseguia falar. Alias, anos depois, estas cenas serviram de inspiração para o fabuloso clipe de “Black Or White” do astro pop Michael Jackson.

Obs: Não faria sentido algum começar este post falando apenas de um dos dois clipes de maior sucesso do Twister Sister. Principalmente porque ambos são considerados irmãos gêmeos e focam na revolução causada pela música, de como o rock pode (ou podia) mudar uma geração.

Diretor: Marty Callner Ano: 1984

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths