Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #198. Travis | Sing

Para Ver Antes De Morrer | 29 jun 13 - por Thiago Murta Ferreira
Travis-

Em uma mansão em Londres, no relógio da sala, o ponteiro indica, precisamente, oito horas da noite. Um horário essencial para um belo jantar sofisticado da alta classe britânica. Os anfitriões irão esperar, com a maior ansiedade, a banda Travis (a convidada). Em uma chegada humilde de bicicletas e situações, no entanto, “desengonçadas”, eles demostram um desconforto com toda a “High Society” e seu jantar glamoroso, tornando o videoclipe um desfile de imagens gastronômicas engraçadas e deliciosas de ver.

animation (9)
Vergonha alheia é o que sempre sentimos quando não estamos acostumados com alguma situação, principalmente neste caso, com parentes distantes de classe social mais alta que a nossa. Nesse choque de gerações de famílias nobres, a falsidade e as conversas são inúmeras na mesa de jantar.

No videoclipe, a banda aparece tocando dentro de um programa de auditório na Televisão e no decorrer da cena, surge um dardo atirado na TV de tubo por uma adolescente com seu macaquinho de estimação. Em seguida ela é chamada pelo mordomo da mansão para ir à sala de jantar.

Todos os integrantes ficam impressionados pela imensidão do Hall até que eles são levados ao banquete. Os convidados são pegos de surpresa com a visita inesperada dos garotos desengonçados que são recebidos com sorrisos falsos e expressões de espanto.

Começa o banquete, garçons indo e vindo, com várias iguarias e costumes gastronômicos da mais alta categoria. Sempre servidos com pratos de porcelana, taças de cristais e talheres de prata. A cara dos integrantes da banda quando eles veem a comida “sofisticada” (quando o mordomo tira a bandeja) é hilariante! Mal sabem utilizar os talheres. Então o ritmo vai desandando timidamente, quando um escargot jorra, não intencionalmente, no rosto da velha seguido por uma lagosta que voa na cabeça da anfitriã do jantar. E nenhum infeliz fala para ela o que está acontecendo.

animation (10)

Lembram-se da adolescente? Dá para perceber que a moça convidou a banda e pior, ela aparenta ter uma intriga particular com o nosso vocalista Fran Healy, fazendo gracejos e atacando comidas um no outro. Foi o estopim para outros atacarem comidas de proporção inimagináveis. Passeando por momentos impagáveis dos limites de uma cena antológica em que a anfitriã da festa, no limite entre a educação e o despojo, joga um Polvo, que voa lentamente até chegar no rosto do esposo. Então a guerra de comida está declarada!

Nem pense que acabou. Faltam às sobremesas feitas por um confeiteiro bem perfeccionista, mal sabe ele que será o Grand Finalle! Com os glacês e chantillys se tornaram então, munições para todo mundo. Até o macaquinho participa nessa comédia brilhante.

Os dois diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, sempre tiveram umas ideias de humor escrachado e teatral para o comportamento do inglês formal.  Referência adotada de um filme de Peter Sellers chamado The Party, que tem uma cena similar do jantar sofisticado. Os diretores também beberam da fonte do humor inglês do clássico Monty Python, como ficou conhecido no Brasil. [LINK]

animation (12)

O terceiro álbum The Invisible Band de 2001 que contém a faixa “Sing”, foi o que mais recebeu elogios do público do que da crítica especializada. Eles não têm medo de ser atraentes e eles certamente são sinceros ao fazer uma melodia doce de amor. Mas o Travis é consciente dos inconscientes e reflete qualquer tipo de emoção lírica. O som suave e sofisticado influenciou o mercado britânico da época. Na mesma leva surgiram as bandas Keane, Stereophonics, Kaiser Chiefs e Coldplay.

O som agradou aos jovens do mundo inteiro espalhando rápido pelo mercado norte-americano, o clipe despontou nas paradas de 2001.  A letra foi dedicada à namorada de Healy, pois, segundo ele, ela tinha vergonha de cantar as músicas da banda que tocavam no rádio. O vocalista e guitarrista do Oasis, Noel Gallagher, declarou ser um fã do quarteto escocês.

Direção: Jonathan Dayton & Valerie Faris | Ano: 2001

Thiago Murta Ferreira

Cursando em Turismo na (UNICID – SP), a sua disciplina que mais se dedica é área de Artes e Museologia. Na qual, pretende entrar na carreira de Design em breve. Desde criança assistia e anotava os seus videoclipes interessantes em um caderno. Um bom pretexto que se dedica no site é sobre videoclipes artísticos, do Rock ao Eletro underground dos anos 90 e até os dias de hoje. Sempre procurando as curiosidades relevantes das produções audiovisuais.