Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #115. Tori Amos | A Sorta Fairytale

Para Ver Antes De Morrer | 02 jan 12 - por João Paulo Porto
tori_amos_background_wallpaper_2-wide

Uma das maiores crueldades que possa acontecer a uma mulher é o estupro. Para Tori Amos – descendente de uma mãe em parte Cherokee, que se tornou uma cantora fabulosa com o lançamento do disco Little Earthquakes, em 1992 – a experiência infeliz serviu de inspiração para compor canções belíssimas de honestidade lírica e musical comparadas a cantoras importantes como Joni Mitchell e Laura Nyro.

200_sA sua beleza encantadora apenas contribuiu para o sucesso Cult e hoje Amos é uma das cantoras surgidas no inicio dos anos 90 que possui uma das vozes mais ricas e corajosas de sua época, ganhando uma legião de seguidores.

Em 2002, um pouco reclusa dos holofotes, amos lança um belíssimo registro musical chamado Scarlet´s Walk, um álbum conceitual que narra as viagens de Scarlet, baseada em experiências próprias e também apresenta uma visão pós 11 de setembro. O disco foi um sucesso comercial e chegou a ganhar vários discos de ouro. O maior destaque ficou com a expressiva “A Sorta Fairytale”, uma canção construída sobre belíssimos arranjos que acompanhou um videoclip metafórico, que fica entre o apaixonante e o ridículo.

Amos é acompanhada pelo ator Adrien Brody, que ganhou o Oscar de melhor ator pelo seu desempenho em O Pianista, de Roman Polanski. No vídeo, Tori aparece com a cabeça em cima de uma perna bem torneada e ele com a cabeça em cima de um braço musculoso.

tori_amos_-_a_sorta_fairytale_tori_dla_neneOs dois parecem estar apaixonados, porem, os limites físicos impedem o desenrolar da relação até que espontaneamente, ele ri de seus dedos, causando uma tristeza decepcionante em Amos que foge para uma praia deserta.

Chegando lá e com uma meia no pé, para cobrir o defeito físico, ela é surpreendida com um beijo apaixonante. O ato de beijar desencadeia uma reação física transformadora. Eles então, finalmente se completam, através da realização do amor.

51073_1849391321025_1849356160146_40019_2564_nA atuação de Brody não é digna de Oscar e mesmo com toda sua fama, ele se comprometeu com o trabalho tornando-o doce e envolvente. Amos também surpreende na interpretação com sua energia singular capaz de inspirar pessoas.

O conceito do vídeo é um pouco incomum e bizarro e corria o risco de se tornar constrangedor para ambos, porem, a competente direção de Sanji – que optou por priorizar a belíssima fotografia e edição de imagens focando nas expressões faciais e no enredo ágil e delicado – tornou o trabalho uma maravilhosa e forte metáfora do amor.

Diretor: Sanji | Ano: 2002

VEJA TAMBÉM: Top 10: Quando os artistas invadem os videoclipes! 10 clipes com atores famosos

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Émerson Barbosa

    NOSSA IMPRESSIONADO COM ESSE CLIPE, NUNCA TINHA VISTO ANTES
    NA TV!