Anúncio com Código

Top 5: Os melhores clipes futuristas dos anos 90

Listas | 28 ago 16 - por João Paulo Porto
mad-2

Os videoclipes da década de 90 tentavam imaginar com seria o mítico ANO DOIS MIL. Desde que Prince estourou com a profética “1999” que falava que o mundo ia acabar em 2000 (portanto deveríamos curtir todos os dias como fosse 1999) a MTV empestou sua programação com clipes futurísticos que tentavam imaginar como seria o futuro.

Lá na década de 80, tínhamos o clássico clipe de Video Killed The Radio Star que além de profética (o video acabou mesmo com as FMs) mostrava um mundo – mesmo que capanga – futurisitico, com robôs e tubos. Devido as grande popularidade de filmes como Blade Renner, de Ridley Scott, a trilogia De Volta Para o Futuro, Mad Max e O Exterminador do Futuro, muitos bandas  (como a Sigue Sigue Sputnik neste clipe clássico) nadaram na nova onda visual e tentaram imaginar como seria o futuro em clipes insanos.

Mas nenhuma época foi mais fértil neste sentido do que a de 1990. A década de 2000 estava chegando e o imaginário popular estava cada vez mais ansioso.

Para quem cresceu ouvindo , ou até mesmo Pet Shop Boys, deve conhecer muitos dos clipes que vamos listar no top 5 de hoje. E depois de assistimos, podemos refletir seriamente: será que daqui 100 anos esses vídeos parecerão hilariamente datados…?

E por ser a década mais rica em clipes futurísticos, escolhemos 5 clipes e um bônus que reúnem uma galerinha que viajou geral no futuro.

Curtiu a lista das produções que, mesmo reprisadas inúmeras vezes, ainda divertem os fãs? Compartilhe! O seu preferido ficou de fora? Comente!

tumblr_m5dkfm8ybi1qjo50co1_500

5. Pet Shop Boys – Can You Forgive Her?

Quando o duo inglês lançou o maior sucesso comercial da carreira, o álbum Very, o Pet Shop Boys adotaria um traje bizarro envolvendo macacões vermelhos e pontudos chapéus para promover o carro-chefe: a otimista “Can You Forgive Her?”. Neil Tennant e Chris Lowe que sempre pareceram ser um pouco excêntricos, foram francamente extravagantes aqui. Utilizando efeitos especiais de ultima geração para a época, o vídeo da música – dirigido por Howard Greenhalgh  – retrata a dupla vestindo os trajes enquanto caminhava em um ambiente gerado por computador surreal.

4. Madonna – Bedtime Stories (1995)

Bedtime Stories “é um álbum quente” e que “oferece uma música mais humana e aberta”. Em contraponto, o clipe para a faixa título é mais sombrio, influências de artistas como Remedios Varo, Frida Kahlo e Leonora Carrington. Dirigido por , a um custo de 5 milhões de dólares, Madonna é vista como sendo objeto de um teste científico, em que ela adormece e viaja para um mundo de sonhos. Por causa do visual futurístico, o vídeo recebeu aclamação da crítica, sendo considerado como um dos mais artísticos de Madonna.

3.  – All Is Ful Of Love (1999)

O futurístico videoclipe foi dirigido por  e mostra dois robôs em processo de montagem em uma plataforma e ao longo do tempo há uma aproximação entre eles que termina em um envolvente e magnético beijo, pulsante e quente, acompanhados de sons estridentes e intensos que nos levam a um deslumbramento impar. O vídeo ganhou vários prêmios, incluindo um MTV Music Video e disputou um Grammy, mas perdeu.

O trabalho visual para essa música elevou o videoclipe ao patamar de “obra de arte” e está entre os melhores de todos os tempos.

2. Spice Girls – Spice Up Your Life

As surgiram para salvar o pop da mesmice. Mesmo que possa haver preconceito a respeito da girls band mais famosa do mundo, é inegável a influência das meninas para a música pop. E acredite, elas deixaram o pop mais divertido.

As meninas já haviam tomado conta do mundo com o mega-hit quando lançaram o futurístico clipe de “Spice Up Your Life”. O clipe não apenas tornou a faixa grandiosa como também ajudou a formatar o padrão visual futurístico nos clipes da época.

1. Michael Jackson feat. Janet Jackson – Scream (1996)

O super-ultra-mega-hiper videoclipe de “Scream”, a primeira colaboração entre os irmãos mais novos da família Jackson ganha o trofeu de clipe mais futurista dos anos 90. Em “Scream”, Michael Jackson e   furiosos retaliam contra os meios de comunicação de massa que não medem esforços para denegrir a imagem de ambos para o público. O aclamado vídeo foi filmado principalmente em preto e branco e desafiou as leis da gravidade. Dirigido pelo experiente Mark Romanek, a um custo de US $ 7 milhões, garantiu também o número 1 na lista dos videoclipes mais caros de todos os tempos!

Bônus: Backstreet Boys – Larger Than Life

O bônus é um incrível clipe. Talvez o mais visualmente impactante de toda a década. O video  foi dirigido por Joseph Kahn (o cara que mais entende de clipes futurísticos) e além de ganhar a 1ª posição do programa TRL da MTV e do Disk MTV da MTV Brasil por três meses, foi considerado pelo Guiness Book um dos vídeos mais caros já feitos, ficou em 8º lugar gastando US$2.1 milhões com efeitos especiais, dias de gravação, dançarinos, locação e etc. Conta com cenas bem elaboradas e um cenário futurista similar ao de Star Wars e Blade Runner em que o grupo se encontram numa nave espacial. Faturou “apenas” US$ 9 milhões.

.Veja também:

Top 10: Os 10 melhores clipes gravados em Plano-Sequência

Para Ver Antes de Morrer: #243. Spice Girls | Wannabe

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths