Anúncio com Código

Selecionamos os 10 clipes mais estilosos de todos os tempos

Listas | 07 jul 15 - por João Paulo Porto
K1

Moda e música sempre andaram de mãos dadas. Uma prova disso, são os videoclipes. Cantores e bandas estilosas como o Duran Duran, ditaram moda nos anos 80 ao unir em seus clipes sofisticados. A revista GQ selecionou para você, os 30 clipes mais estilosos de todos os tempos e o 1001 Videoclips lista abaixo os 10 melhores para te inspirar.

Life-on-mars-David

10. Duran Duran “Notorius” (1986)

Para os meninos de Birmingham,  – a banda mais estilosa dos anos 80 – a aparência era tão importante quanto a música em si. E eles faziam questão de estarem sempre bonitos e impecáveis em seus videoclipes. “Notorious” é a prova disso. Elegantes, Simon Le Bon e cia desfilavam tendência no vídeo dirigido por Peter Kagan e Paula Greif. Logo após o lançamento, muitos acharam bastante parecido com o clipe de Steve Winwood para “Higher Love”, lançado meses antes. O vídeo foi filmado em preto e branco com uma Super-8 na mão, com cortes rápidos e mudanças de zoom e focagem. Ele apresentava o trio tocando a música em um palco de som, com dançarinas seminuas coreografadas por Paula Abdul. A jovem modelo Christy Turlington apareceu em cenas ao ar livre com a banda.

VEJA TAMBÉM: Para Ver Antes de Morrer: 0054. Duran Duran | Girls On Film

 

09. David Bowie “Life On Mars?” (1972)

Um clipe glorioso, onde a combinação de melodia, cores vivas e imagens poéticas dão um toque muito especial à arte da música: ser ao mesmo tempo completamente impenetrável e ainda ressonante com um significado pessoal. E, como todas as grandes canções de , ela tem uma linda melodia. Famoso fotógrafo de rock, Mick Rock filmou e dirigiu um vídeo promocional para uma das melhores faixas do camaleão do rock, nos bastidores em Earls Court em 12 de maio de 1973, para acompanhar o lançamento da música como single. O vídeo dispõe de um Bowie muito maquiada cantando a música contra um pano de fundo branco, vestido em um terno azul turquesa desenhado por Freddi Buretti

 

08. Serge Gainsbourg & Brigitte Bardot “Bonnie & Clyde” (1968)

A colaboração inusitada entre dois grandes ícones culturais da frança rendeu este videoclipe sofisticado cheio de estilo. Gainsbourg e Bardot dividem a tela, desfilando moda e maneirismos. Brigitte, como sempre linda e perigosa, está impecável como uma gângster que injeta dimensão melódica com seus vocais de veludo em contraponto à voz cantada-quase-falada de Gainsbourg, produzindo um dos grandes duetos da música pop. O clipe, com o mesmo estilo da nouvelle vague francesa possui uma exuberância juvenil encontrada apenas em Bonnie & Clyde (1967), o clássico sobre foras-da-lei de Arthur Penn.

07. Beck “Devil´s Haircut” (1996)

Nova York como você nunca viu. O maior hit do maior álbum de  ganhou um videoclipe inusitado, onde o diretor  solta o cantor em um NY deserta, vestindo roupas de cowboy estilosas e carregando um boombox. Em alguns pontos, a ação congela e a câmera se aproxima de Beck e do quadro em um efeito super bacana e muito consistente. Mais tarde, é revelado que o solitário caubói estava sendo perseguido por espiões o tempo todo.

 

06. Michael Jackson “Billy Jean” (1983)

Billie-Jean2
Assim como tudo que o astro Michael Jackson toca, vira luz, qualquer coisa que ele usasse, viraria tendência. As roupas utilizadas no clipe de “Billy Jean” (até mesmo do escrupuloso detetive) são elegantes e estilosos. Temos que tirar o chapéu pra a fantástica produção de quase 5 minutos de duração que transformaria a historia do videoclipe para sempre.
 
 

 

05. Pulp “Commom People” (1995)

No clipe da música mais famosa do Pulp, vemos um Jarvin Cocker cheio de glamour em ótimas performances que fazem do clip uma sedutora viagem ao universo sacartico do frontman. A historia verídica sobre uma rica estudante de artes que quer dormir um cara comum para saber como é ser “comum” ganhou um acompanhamento visual estiloso onde Jarvis, vestido com terno impecavel,  desfila moda e elegância durante os 4 minutos do video.

VEJA TAMBÉM: Para Ver Antes de Morrer: 0065. Pulp | This Is Hardcore

 

04. Justin Timberlake “Sexyback” (2006)

Poucos clipes te fazem se sentir tão sexy e perigoso ao mesmo tempo quanto este do JT. O diretor Michael Haussman dispõe da atriz espanhola Elena Anaya e o cantor em um edifício de luxo em Barcelona, na Espanha. A escolha da locação, de acordo com Timberlake, foi porque a vibração da Espanha é diferente do que em qualquer outro lugar do mundo. “é tão legal para filmar lá, mas as meninas também são gostosas, de modo que não queremos magoá-las”.

 

03. The Verve “Bittersweet Symphony” (1998)

Verve foi uma daquelas bandas britânicas de sucesso extraordinário e atitude de bad boys. com seu videoclipe que mostrava o vocalista Richard Ashcroft e a banda impecavelmente bem vestidos demostrou uma linha de sucesso que a própria banda não acreditaria almejar com seu álbum Urban Hymns. O hit perfeito consolidou o  como uma das melhores bandas britânicas do século 20.

 

02. Vampire Weekend “Oxford Comma” (2008)

O vídeo dirigido Richard Ayoade, traz os aspectos visuais e musicais unificados. O vídeo chamou atenção pelo figurino arrumado dos meninos em contraste com o cenário rural.

 

01. The Killers “Human” (2008)

Quando o , surgiu, ficou claro que o frontman  rapidamente se tornou o cara mais estiloso do indie pop. Dito e feito, o vocalista provou que podia ser além de um grande compositor, influente em moda. Basta ver o clipe de “Human” em que ele canta em meio ao parque nacional de Goblin, em Utah, arrumadinho e com o cabelo penteado na medida. Seu estilo foi imitado a centenas no mundo todo.


 

Menções honrosas:

Nick Cave & The Bad Seeds “Straight To You” (1992)

Fatboy Slim “Weapon Of Choice” (2000)

Talking Heads “Once In A Lifetime” (1980)

The Strokes – “Last Nite” (2001)

Guns N´Roses “November Rain” (1992)

Franz Ferdinand “This Fire” (2004)

Smashing Pumpkins “1979” (1995)

Roxy Music-  “Love Is The Drug” (1975)

Bryan Ferry – “Slave To Love” (1985)

 

Michael Jackson “Thriller” (1982)

 

 Blur “The Universal” (1995)

 

The Smiths “Stop Me If You Think You´ve Heard This One Before” (1987)

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths