Anúncio com Código

Da obscuridade ao Mainstream: A arte do Skate em clipes incríveis

Listas | 08 set 16 - por João Paulo Porto
animation-8

Símbolo da juventude que parece nunca envelhecer. O Skate já foi considerado um hobby marginal pela sociedade, hoje adquiriu status de esporte descolado e cult. O auge do Skate rolou nos anos 90 lá em Nova York, quando a cidade era empestada de jovens nas ruas com seus skates e muito hip-hop nos ouvidos. O fotógrafo Giovanni Reda, registrou em fotografias maravilhosas esses momentos que estão em exibição na mostra Diamond x Reda Photo Show, na loja Diamond Supply Co, no Soho, nos EUA. As imagens coloridas são um registro de uma Nova York antiga repleta de pistas e skatistas lendários.

Muitos clipes capturam a energia frenética do esporte e seus praticantes ajudaram a formatá-lo para o grande público. Decidimos listar alguns deles aqui. 

animation-17Looptroop Rockers – Professional Dreamers

“Professional Dreamers” batiza o quinto álbum dos suecos do Looptroop Rockers (Promoe, Supreme, Cosmic e DJ Embebe). O clipe da faixa, gravado em Barcelona é protagonizado pela skatista Josef Scott Jatta. O clipe é dirigido por Isak Lindberg.

Yelawolf – I Wish (Remix) (ft. CyHi Da Prynce & Pill) (CDQ)

Um verdadeiro clipe para skatistas e amantes do hip-hop. O Yelawolf une os dois universos primorosamente neste video para o remix de “I Wish”.

 

Dog Eat Dog – Whos The King from All Boro Kings

O clipe foi filmado na Chinatown do Brooklyn em NY em uma zona de skatistas. LaVerne Shank é um dos caras que desfilam pelas ruas do Brooklyn.

Charlie Brown Jr. РṆo Viva Em Ṿo

O gênio Chorão deixou como legado não só excelentes músicas como também o universo dos skatistas. A galera jovem sabia que o cara sempre levantou a bandeira e deixou isso bem claro no clipe de “Não Viva Em Vão”.

Underworld – Always loved a Film

O videoclipe foi dirigido por Graham Wood e é protagonizado por senhores agindo como se fossem um bando de skatistas, grafiteiros e em suma, comportando-se como adolescentes.

Devo – Freedom Of Choice

O Devo era uma banda muito foda e muito a frente do seu tempo. É deles um dos primeiros clipes da história a mostrar skatistas além dos integrantes como seres alienígenas e futurísticos. Acredita-se que os melhores skatistas da época foram escolhidos para aparecer neste video.

Sonic Youth – “100%”

O cult Sonic Youth flertou com o skate culture neste clipe dirigido por Spike jonzeTamra Davis, e filmado em Los Angeles. Grande parte do vídeo foi filmado por Jonze ao montar em um skate, seguindo os outros nas ruas (incluindo o skatista, agora ator Jason Lee). O vídeo também fez alusão à morte do rodie Joe Cole. O video aborda a amizade entre dois skatistas. Quem também dá as caras é um jovem Keanu Reeves.

Deftones – “Romantic Dreams”

O vídeo serve como uma vitrine para as proezas do skatista Jason Park. A banda escolheu este tema para o clipe porque o  vocalista Chino Moreno e os outros membros do grupo são ávidos skatistas. O vídeo mostra Park brincando com seu skate no centro de Los Angeles durante uma noite fria.

Dinosaur Jr – “Over It”

A galera do lendário Dinosaur Jr. convocou uma turma de tiozinhos para protagonizar cenas incríveis em skates no clipe para “Over It”. A mensagem é clara: Não há idade quando se quer fazer algo.

 

Moby – After

Este clipe não é oficial. Na verdade, foi feito para o concurso do Vimeo em parceria com o Saatchi & Saatchi: ‘Hello Future, A Music Video Challenge’, sobre como interpretar e trazer à vida a idéia do futuro sob a forma de um videoclipe, para uma das faixas do álbum Destroyed, do Moby. O clipe que é incrível e bastante autentico, apresenta uma tribo de skatistas futurista em uma aventura noturna pelas ruas do centro de Los Angeles.

Red Hot Chilli Peppers – Dark Necessities

A atriz Olivia Wilder dirigiu o clipe do mais recente single do RHCP, “Dark Necessities”, que faz parte do album The Getaway. Nele a banda divide as cenas com as skaitistas Carmen Shafer, Amanda Caloia, Amanda Powell, and Noelle Milligan em um clima bem descolado.

Rancid – Hyena

O punk rock californiano do Rancid é animal. Uma das mais importantes bandas do cenário também nos presenteou com o clipe “Hyena”, protagonizado por skatistas sensacionais.

Radkey – Love Spills

Radkey é uma banda de punk composta por três irmãos de Missouri. O clipe para “Love Spills” é dirigido por Alec Nicholas e mostra cenas envolventes e super bem produzidas com skatistas animais. 

Outros clipes com skates sensacionais:

Brancoala – Skate é Arte

Urban Dance Squad – Deeper Shade of Soul

Beastie Boys – Time For Livin

Família Madá – Skatefamília

Suicidal Tendencies – Possessed to Skate

Pennywise – Same Olde History

C2C – Down the Road

Nofx – “The separation of church and skate”

Familia Mada – “Skatefamilia”

Rufio – “Above me”

 

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths