Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #142. The White Stripes | Fell In Love With A Girl

Para Ver Antes De Morrer | 30 abr 12 - por João Paulo Porto
The-White-Stripes

Uma ideia tão simples, uma maravilha que ninguém havia pensado antes: Misturar Legos e rock & roll. Um trabalho maravilhoso e cheio de criatividade. Michel Gondry, mestre no que faz, realizou um videoclipe recheado de legos para a música “Fell In Love With A Girl” do White Stripes, do álbum White Blood Cells (2001) e surpreendeu com uma obra audiovisual completamente inusitada, exatamente como o duo – formado por um guitarrista (Jack White) e uma baterista (Meg White) – que produziu o melhor som de garagem da década de 00. Este trabalho audiovisual ajudou o grupo a alcançar o prestígio e fama que tanto mereciam.

O vídeo consiste em uma animação em stop-motion de legos que representam os membros da banda, Jack e Meg em movimentos complexos que dão a ilusão de movimento. O vermelho, branco e preto são dominantes – uma clara alusão as cores tradicionais que representam a identidade da dupla, já definida nesta época. O filho de Gondry aparece no início do vídeo, como o responsável pela construção de blocos de LEGO. Gondry filmou quadro a quadro com as peças reconstruídas inúmeras vezes para dar o efeito de movimento, às vezes de maneira tão complexa como se fosse um movimento real. Uma curiosidade: O White Stripes não pôde fazer um acordo com a Cia Lego, então eles tiveram que comprar uma grande quantidade de caixas de LEGO para o vídeo.

Em uma entrevista para o DVD The Work Of Director Michel Gondry, Jack afirmou que a colaboração com Michel Gondry começou por acidente; para “Fell in Love with a Girl”, Jack disse que queria trabalhar com o diretor que fez vídeo de Beck para “Devil´s Haircut“, referindo-se a Mark Romanek. Sua gravadora contratou erroneamente Gondry, pensando que ele era o diretor do videoclipe. Jack não se importou, ainda bem.

Também no mesmo DVD, foi revelado que o The White Stripes contatou o Grupo LEGO, na esperança de ter um single com uma versão de Jack e Meg White em LEGO. A empresa famosa de brinquedos se recusou, justificando que seus produtos não são comercializados para pessoas acima dos 12 anos. Depois que o vídeo se tornou um sucesso, no entanto, a LEGO contatou o duo novamente e perguntou se eles queriam aceitar. Desta vez, porém, Jack White se recusou.

O vídeo ganhou três prêmios MTV Video Music Awards em 2002: Edição de Vídeo, Revelação, e Melhor Efeitos Especiais. Ele também recebeu uma nomeação para Vídeo do Ano, mas perdeu para Eminem e seu “Without Me”. O site Pitchfork o considerou o melhor vídeo da década. A Entertainment Weekly também o incluiu em sua lista dos melhores da década.

Diretor: Michel Gondry | Ano: 2001

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths