Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #141. The Smashing Pumpkins | Tonight, Tonight

Para Ver Antes De Morrer | 29 abr 12 - por João Paulo Porto
SmashingPumpkins

“Tonight, Tonight” foi composta por Billy Corgan e lançada em 1996 no ambicioso e impactante Mellie Collin And The Infinite Sadness, a obra prima do Smashing Pumpkins. O videoclipe para esta música elogia os filmes mudos do diretor francês Georges Mèliès e recebeu vários prêmios e aclamação de crítica e público.

Smashing Pumpkins02O vídeo da música – dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris e estrelado por Tom Kenny e Jill Talley – apresenta um conceito visual que mergulha nos fantásticos cenários dos filmes mudos do mestre da criatividade Georges Méliès, como Viagem à Lua (1902), seguindo o conceito gráfico da capa do álbum. Assim, o vídeo foi filmado no estilo de filmes mudos com direito a estilo de cenários e efeitos especiais simples, mas apesar da simplicidade dos efeitos especiais, este videoclipe representa uma viagem no tempo do cinema primitivo do inicio do século XX, quando o surreal e o experimentalismo encontraram seu melhor momento.

Tudo começa com um grupo de pessoas celebrando o lançamento de um Zepelim para a lua. A personagem de Tom Kenny beija Jill Talley quando os dois entram no zepelim. O Zeppelin Aborda na Lua, que tem um rosto idêntico ao da viagem à lua. Cenas da banda tocando, vestindo trajes mais velhos e usando instrumentos acústicos são intercaladas. Os dois personagens saltam para fora do Zeppelin e caem sobre a superfície da Lua. De repente, alienígenas humanóides hostis aparecem em torno do casal. A personagem de Jill Talley se defende batendo em algumas criaturas com seu guarda-chuva, que os vaporiza, mas os dois estão presos e amarrados. Os dois formam um plano, e então se libertam das cordas e atacam os inimigos com seus guarda-chuvas. O casal foge em um foguete similar ao da Viagem à Lua e caem no mar, onde exploram o oceano e suas profundezas e mistérios, assim como o corre no filme, até que são enviados de volta a superfície em uma bolha. No final, eles são resgatados por um navio chamado “SS Méliès“, em referência ao diretor de cinema.tumblr_n27ozxKrFv1s852lfo7_250

Vencedor de vários prêmios, ganhou seis  no MTV Video Music Awards em 1996: Vídeo de do Ano, Melhor Direção, Melhor Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, e Vídeo Revelação. “Tonight, Tonight” foi indicado para escolha da audiência e Melhor Edição, e também foi indicado para o prêmio Grammy Awards de 1997. É ainda considerado um dos maiores vídeos musicais de todos os tempos, ranking número 40 na lista da  dos 100 melhores vídeos de música de todos os tempos.

Smashing Pumpkins01Aqui, os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris criaram um videoclipe que merece um lugar de destaque no cenário audiovisual pop. Apesar de seu estilo surreal, “Tonight, Tonight” é divertido, encantador e belo, conseguindo combinar a ingenuidade do cinema do inicio do século XX com a sofisticação e beleza da música do Smashing Pumpkins.

Uma verdadeira obra-prima que ofereceu uma fantasia audiovisual imperdível para os nossos olhos (e ouvidos).

O vídeo da música foi o último com o baterista Jimmy Chamberlain antes de ser preso por porte de drogas e dispensado pela banda e Jonathan Melvoin que morreria pouco tempo depois de uma overdose de drogas.

Diretores: Jonathan Dayton e Valerie Faris | Ano: 1996

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Tatiane

    Muito obrigada! fazem 5 anos que estou procurando esse clipe!

    • johnny

      de nada!