Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #227. The Pharcyde | Drop

Para Ver Antes De Morrer | 05 fev 14 - por João Paulo Porto
The Pharcyde1

thumbnailImageAinda que “The Scientist” do Coldplay leve o troféu de videoclipe “ao contrário” mais famoso do mundo, não podemos deixar de lado o incrível clipe de “The Drop”. Uma obra de Spike Jonze que mostra os Pharcyde em movimentos inversos nas ruas de Los Angeles era exatamente uma novidade naquela época. Afinal, o diferencial que atraiu a atenção era esse efeito quase surreal.

No clipe, Spike conduz os rappers de Los Angeles The Pharcyde agressivamente se movimentando em passos aleatórios de dança, desengonçados mas brilhantes, ao inverso nas ruas de LA. Apenas isso foi o suficiente para chamar a atenção.

Uma ideia tão simples e de baixíssimo orçamento (é prova de que você não precisa gastar um monte de dinheiro para fazer um grande videoclipe) pelo singular método de gravação (o making of do clipe prova isso), conseguiu alcançar um certo realismo e também um pouco de surrealismo. Spike modula cada cena como se estivesse acontecendo no sentido correto e isso cria uma certa suavidade no resultado final.Drop-600x450

Alguns dos momentos mais legais acontecem quando os caras saltam do nada e desaparecem da tela. Além disso, esta estética hip-hop misturada com as cenas reais das ruas de LA e seus personagens (feirantes, vendedores, pessoas comuns) captura de forma brilhante essa época quando o hip-hop e rap eram conscientes e tinham algo a dizer. As sequencias vocais foram estudadas por um especialista em linguística que treinou os rappers para aprenderem a falar os versos da música em sentido inverso. Jonze também tomou uma decisão brilhante ao recrutar Ad Rock e Mike D dos Beastie Boys para uma pequena participação no vídeo.

O pioneirismo de Jonze como diretor de videoclipes ainda estava engatinhando e mesmo assim, ele já demostrava um talento nato para a direção. Nos anos seguintes, ele continuaria a nos surpreender com clipes deliciosamente modernos e extraordinários.

Direção: Spike Jonze | Ano: 1996

Assista o Makin’ Of do clipe:

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths