Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #219. The Cure | Lullaby

Para Ver Antes De Morrer | 23 nov 13 - por João Paulo Porto
the cure lullaby

“Lullaby” é um fascinante registro rastejante, sombriamente sedutor e ocultamente hipnótico. Raramente, uma banda como , soaria tão inteligente e brilhante em poucos minutos.

cure_disintegration_b03

A música, introspectiva, angustiante e sombria, caia como uma luva para o visual gótico, introspectivo e lúgubre do videoclipe, dirigido pelo diretor oficial do Cure,  (o mesmo do outrora fascinante Close To Me). Além disso, a letra carregava uma visão negativa de algum aspecto da vida de Robert, que não ficou muito claro. Os fãs acreditavam se tratar de alusões ao abuso infantil (Spiderman), enquanto o clipe poderia sugerir uma denotação mais forte: o passado de Smith com as drogas. O compositor, no entanto apresentou sua versão, a relacionado á sua fobia dos aracnídeos, nunca superada.

cure 1De certa forma, Pope conseguiu criar um ambiente proporcionalmente fantástico e realista. E aí começa a grande diversão de “Lullaby”: ele entrega um visual fantástico, com lutas pessoais extraordinárias (e realistas, por mais incrível que isso pareça) e apela por uma identidade extremamente gótica, com direito a muita maquiagem pesada, pele cultivada branquíssima de Robert Smith, alimentada por lábios encharcados de batom e um penteado eriçado, marca registrada de sua imagem.

O clipe apresenta os integrantes do Cure como observadores da angustia que o vocalista está prestes a encarar. Preso em um recolhimento, sob as teias assustadoras da “aranha”, Smith não tem outra opção a não ser esperar pelo fatídico destino. Desesperado a abatido, em fartos momentos de melancolia, desespero e abandono, ele acompanha os elementos perturbadores se aproximando, como se estivesse no leito da morte. O cenário, tematicamente dark e depressivo, assume a atmosfera lúgubre do clipe.

Cure 4No final, o vocalista mergulha adentro das entranhas do aracnídeo que veio buscar o seu “jantar”. Assista o Making-Of do videoclipe.

MAIS: Para Ver Antes de Morrer: 037. The Cure | Close To Me

Um videoclipe único e memorável. O mais famoso elemento do clipe é, sem dúvida, uma bem feita representação filosófica de algum aspecto tenebroso do ser humano. Em comparações com os trabalhos anteriores e posteriores para o Cure, Tim Pope nunca conseguiu repetir o feito. The Cure já havia se estabelecido como a mais famosa banda de pós-punk da década eLullaby definitivamente, se estabeleceu como um dos clipes mais amados pelos fãs.

Diretor: Tim Pope | Ano: 1989

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths