Para Ver Antes de Morrer: 11. The Cars | You Might Think

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 20 fev 18 - por João Paulo Porto

O videoclipe do The Cars de 1984 para “You Might Think” ganhou o troféu de Vídeo do Ano no primeiro MTV Video Music Awards, desbancando “Thriller”, que estava a anos luz de distancia em termos de qualidade e estética visual. No entanto, este clipe tem seus méritos. Poucos vídeos utilizavam gráficos computacionais avançados e caros para a época e “You Might Think” se tornou quase um pioneiro e altamente influente. 

No clipe, dirigido pelo experiente Jeff Stein (o cara por trás do documentário The Kids Are Alright do The Who e dos clipes “Don’t Come Around Here No More” do Tom Petty e  “Cherry Pie” do Warrant ), a imagem do cantor / guitarrista Ric Ocasek aparece em várias cenas animadas geradas por computação gráfica – ele aparecere como uma mosca, escalando o Empire State Building (em referencia ao filme King Kong) ou em qualquer lugar para chamar a atenção do seu objeto de desejo, interpretado pela modelo Susan Gallagher.

O vídeo levou meses para ficar pronto e, a princípio, foi exibido sem a mosca, que ainda não estava pronta. Os efeitos vistos podem ser criados com um programa básico nos dias de hoje, mas, em 1984, criar e renderizar essas coisas era extremamente tedioso e demorado. 

Quando a MTV exibiu pela primeira vez em 1984, e em algum lugar, Peter Gabriel certamente estava prestando atenção. “Sledgehammer” é seu primo mais próximo. 

Diretor: Jeff Stein | Ano: 1984

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.