Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #193. The Cardigans | My Favorite Game

Para Ver Antes De Morrer | 19 jun 13 - por João Paulo Porto
the_cardigans_band_wallpaper-normal

É difícil encontrar videoclipes mais espetaculares que este do Cardigans, single de grande sucesso de 1998, do álbum Gran Turismo.

cardigansNina Persson é uma suicida que coloca uma pedra no acelerador de um Cadillac Eldorado conversível 1974 enquanto um DJ de uma rádio que está ligada, alerta aos motoristas que a temperatura do deserto esta alta e que eles devem tomar cuidado ao dirigir – conselho não ouvido pela motorista. Após ela ligar o conversível e acelerar ao máximo, seguindo em direção oposta na famosa rota 66, a aventura começa – um desfile de ação e adrenalina sem limites onde tudo é permitido, inclusive, atropelar um inocente gato Felix.  A bela moca deixa um rastro de destruição por onde passa e não deixa nenhum vestígio de simpatia em seu comportamento hostil.

Uma curiosidade: cinco finais diferentes do acidente de carro no final do vídeo foram filmados e alguns foram censurados. No final um, o corpo de Persson voa no ar e sobre o telhado de uma van, ela é, então, morta na estrada. No final dois, ela também voa sobre o teto da van mas é nocauteada pela rocha que foi usada para manter o carro acelerado no pedal. No final três, ela também voa sobre o teto da van, porem ela consegue se safar, se afasta do acidente e limpa o sangue do rosto. Esta versão é censurada. No final quatro, Persson é decapitada pelo para-brisas do carro e sua cabeça sai rolando ao longo da estrada. No final cinco, tudo é censurado, após o acidente, Nina ainda está no carro, sem derramamento de sangue, dirigindo e acenando com a cabeça junto ao rádio.

tumblr_mwfja7IzPu1rk0k2jo2_500O vídeo da música causou muita polêmica quando foi lançado pela primeira vez. Muitos canais europeus, incluindo a MTV do Reino Unido, só apresentou uma versão editada do vídeo onde todos os acidentes de carro e representações condução imprudente foram levados para foram aliviados. A MTV do Reino Unido rejeitou o vídeo por causa de temores de que o vídeo poderia incentivar joyriding e causar acidentes de trânsito entre motoristas adolescentes. Porém, nos EUA, onde há uma restrição maior, os canais de música nem se preocuparam com a polemica e muitos deles nem apresentava a versão totalmente sem censura do vídeo ou uma versão ligeiramente censurada com apenas alguns dos acidentes de carro removidos na edição.

Apesar da controvérsia, o vídeo da música conseguiu estrear no número vinte e nove na MuchMusic em outubro de 1998 e chegou ao número vinte e três em 27 de novembro. Além disso, o vídeo tem aparecido em muitas listas de grandes videoclipes de todos os tempos “incluindo listas de classificação da revista Slant Magazine dos ” 100 grandes videoclipes de todos os tempos ” e compartilhando com UNKLE e seu polêmico ” Rabbit in Your Headlights “ a posição número 95 do Channel 4 como um dos ” 100 Melhores Vídeos Pop “.The CardigansMy Favourite Game2

Dirigido por Jonas Åkerlund, ele foi filmado ao longo de uma sessão de três dias no deserto de Mojave perto de Barstow, Califórnia, com um custo de £ 220.000.

O clipe possui dois elementos fortes para prender a plateia: a beleza estonteante e as vezes misteriosa de Persson e o fator ação – aqui meticulosamente engenhoso, equilibrado ao nível máximo e fazendo lembrar o estilo de filmes de ação do escalão de Hollywood. O público gostou das cenas estonteantes e paisagens belíssimas assim como a música que possui uma batida acelerada irresistível. Gran Turismo era o amadurecimento do grupo sueco que provou não ser um One-Hit-Wonder com “Lovefool”.

De modo geral, um grande exemplo de como um videoclipe extravagante e despretensioso pode ser divertido.

Direção: Jonas Åkerlund | Ano:1998

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths