Para Ver Antes de Morrer: 36. The Buggles | Video Killed The Radio Star

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 13 mar 18 - por João Paulo Porto

Apesar do estilo do The Buggles girar em torno de uma imagem futurista desatualizada, seu single de estréia, “Video Killed The Radio Star”, (em português, “O vídeo matou a estrela do rádio”) que alcançou o número um nas paradas do Reino Unido em 20 de outubro de 1979, era o oposto: totalmente profético.

O primeiro clipe exibido pela MTV foi “Video Killed”, dirigido pelo australiano Russell Mulcahy. Começava aí a era dos videoclipes, que foram muito importantes para o novo mercado que surgia na década: o das megacorporações, das poderosas gravadoras e dos executivos que viram no novo formato, a mina de ouro para alavancar vendas de álbuns, singles, ingressos de shows e os mais variados produtos. Assim, os videos se tornaram um elemento essencial para o sucesso de uma banda pop, e posteriormente orientar quem disputaria o primeiro lugar das paradas de sucesso. 

Os clipes se tornaram cada vez mais elaborados assim como as músicas que apresentavam. O guitarrista e produtor Trevor Horn detectou que “uma era estava prestes a ser deixada para trás“, algo que ele confirmou depois de ler a história de JG Ballard The Sound Sweep, ele compôs a música com o tecladista Geoff Downes juntamente com um dos primeiros membros do Buggles, Bruce Woolley.




O video não matou a estrela do rádio. Mais provavelmente, o perigo residiu na invenção posterior da internet. No entanto, a preocupação dos Buggles não fazia sentido, afinal, longe de exterminar as rádios, o problema residia na importância da imagem em detrimento da música. Em outras palavras, passou-se mais a valorizar a imagem que a banda passava para publico do que a qualidade das músicas que produziam. 

Como o famoso compositor Jerry Leiber uma vez lamentou, “a dimensão da escrita lírica foi reduzida … quando você tem imagens em movimento, você não precisa mais das imagens que evocam as palavras”.

Diretor: Russell Mulcahy | Ano: 1981

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.