Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #147. The Beatles | Strawberry Fields Forever

Para Ver Antes De Morrer | 27 jun 12 - por João Paulo Porto
original_311

Até 1967 os videoclipes não passavam de playbacks promocionais de artistas diversos sem historia nem contexto musical. Os artistas geralmente empunhavam seus instrumentos e desempenhavam a música e só.

the-beatles-strawberry-fields-forever
Bastidores da gravação de “Strawberry Fields Forever”

O diretor sueco Peter Goldman concebeu a primeira inovação audiovisual juntamente com os Beatles para as canções “Penny Lanny” e “Strawberry Fields Forever”, onde, diferentemente do que acontecia antes, ele conseguiu, pela primeira vez, capturar a atmosfera das canções sem apenas mostrar os Beatles cantando e tocando.

O videoclipe de “Strawberry” era completamente surreal, com efeitos visuais desorientadores como Jump-Cuts, simulação de raios X e Tape Reverse. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Stars vestiam trajes coloridos como referencia ao estilo hippie, marca registrada dos anos 60. Um piano desmantelado ao lado de uma árvore completavam o cenário exótico.

O videoclipe foi filmado no Knole Park, Sevennoaks, Kent e não no parque da casa de acolhimento infantil Strawberry Field, de Liverpool, onde Lennon havia passado a infância.

the-beatles-strawberry-fields-forever

Bastidores da gravação de “Strawberry Fields Forever”

Em 1967, a banda entrou em uma nova fase de sua carreira. Agora eles queriam ser mais artistas de estúdio do que de palco, e com isso sobraria tempo e dedicação para experimentar. E fazer filmes significava que eles poderiam ir além das barreiras fonográficas. 

Sendo assim, um filme promocional poderia ter um impacto maior e mais amplo, o que significava que, uma vez feito, eles poderiam continuar gastando muito mais tempo no estúdio e experimentando com novos sons e idéias – como já estavam acostumados. Isso fez com que  fazer filmes promocionais para suas canções com uma idéia com escopo criativo, parecia combinar com uma nova abordagem para a gravação de canções. 

A inovação tanto da música como dos videoclipes ainda são fatores importantes e relevantes na história dos Beatles, o fenômeno musical mais importante de todos os tempos. Os Beatles conduziram a revolução audiovisual, que alcançaria o auge nos anos 80, com o advento do canal norte americano MTV.  O videoclipe se tornou produto oficial da banda e sua marca registrada.

Diretor: Peter Goldman | Ano: 1967

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Douglas lambert

    Cara, me ajuda a lembrar de uma clip. Certa vez, num desses programas especiais da MTV, eu vi ummclip em que um cara andava de barco com a mulher e um cara pesacava dela de cima de uma ponte.msegunda minha memória, esse cara era o George Harrison e a mulher e o pescado eram uma alusão à Pattie Boyd e ao Eric Clapton. Você sabe que clip é esse? Ele existe ou eu estou viajando? Não acho no Google! Abraço!