Para Ver Antes de Morrer: 33. The Beatles | Penny Lane e Strawberry Fields Forever

Anos 60, Anos 70, Para Ver Antes de Morrer | 12 mar 18 - por João Paulo Porto
The-beatles

Até 1967, os videoclipes promocionais apresentavam os artistas cantando em playback em um cenário simples, geralmente com instrumentos desconectados. No entanto, o diretor sueco Peter Goldmann concebeu um storyboard diferente para as músicas “Penny Lane” e “Strawberry Fields Forever”, o single de dois lados do The Beatles, no qual as diferentes sequências captaram a atmosfera das músicas e até as melhoraram, sem apenas mostrar a imagem dos músicos cantando e tocando.

O vídeo primocional de “Strawberry” foi totalmente surreal, com efeitos visuais desorientadores como Jump-Cuts, simulação de raios-X e imagens em reverso. O clipe não foi filmado no parque Straberry Field em Liverpool, como sugere a letra da música onde Lennon costumava brincar quando criança, mas em Knole Park, Sevenoaks, Kent, com os Beatles vestindo trajes coloridos e um piano ao lado de uma árvore.



Da mesma forma, os Beatles não queriam ir para a pista de “Penny Lane” real, em allerton, Liverpool. Então Goldmann pegou algumas seqüências da barbearia e “o refúgio de canto” que são citados na música. No vídeo, John Lennon é visto andando por Angel Lane, Stratford, Londres, onde se encontra com os outros Beatles para passear a cavalo. A inovação dos vídeos e das músicas foi completada pelo fato de que, pela primeira vez, os beatles podiam ser vistos com seus bigodes em um produto oficial da banda.

Muitos pensam que os clipes começaram com “Bohemian Rhapsody” do Queen, no entanto, foram os Beatles, os verdadeiros pioneiros do videoclipe promocional.

Diretor: Peter Goldmann

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.