Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #228. The Avalanches | Frontier Psychiatrist

Para Ver Antes De Morrer | 24 abr 14 - por João Paulo Porto
733997-the-avalanches

Considerado uma das obras-primas do rock australiano, Since I Left You dos Avalanches, talvez seja o álbum mais incrível já gravado nas terras do canguru. Devido principalmente a extraordinária colagem de mais de 900 samples de artistas diversos, incluindo The Osmonds, Kid Creole and the Coconuts, Boney M e Madonna que resultaram em um desfile de canções iluminadas, incrivelmente para cima e muito, mas muito dançantes. Uma produção caprichada que levou dois anos para ficar pronta.

Frontier-Psychiatrist-Clip-de-The-Avalanches-2As faixas de maior sucesso e destaque são a faixa-titulo e “Frontier Psychiatrist”, esta ultima, acompanhada por um videoclipe exuberante e agridoce de situações engraçadas e bizarras difíceis de escapar dos olhos.

A dupla Tom Kuntz e Mike Maguire dirigiram o elogiado clipe, o que reforçou ainda mais o poder da canção. o trabalho mostra um etéreo compartilhamento de personagens encenando os diálogos presentes nos samples e brincando com vários elementos (violinos, cornetas, tambores) e um escritório de psiquiatra. Repleto de elementos aleatórios, ele parece ser encenado em uma espécie de palco de espetáculos, com direito a cortinas e luzes embutidas e bebeu da fonte das comedias inteligentes e ásperas da dupla de humoristas Wayne & Shuster (o titulo da canção pega emprestada de um dos shows da dupla). O duo tratava suas sátiras – geralmente sobre assuntos contemporâneos – realizando diferentes interpretações para temas clássicos como as tragédias de Shakespeare.

Cada estranha performance alem de representar uma das dezenas de vozes e situações presentes na música, acrescenta uma nova dimensão ao conjunto do trabalho. Estas performances não estão isoladas, todas acontecem no mesmo palco e implicam, de alguma forma ou de outra, que pertencem a mesma historia. O clipe reúne situações aleatórias que harmonizam entre si, assim como a musica faz com os samples.

Picture 6Com um titulo metafórico utilizado como um tema de força, o clipe insere detalhes suntuosos em todas as situações engraçadas e a conseqüência é um roteiro subitamente mais amplo e rico de personagens. Entre os personagens inesquecíveis, estão o macaco baterista, um senhor de idade de ares satisfeitos tocando bateria e os cantores do coro de fantasmas. Há também uma esperta e extrovertida garotinha, genuína em sua atuação carismática que convence em meio as circunstancias.

O vídeo foi lançado a aclamação da crítica e levou o vice-campeonato na categoria “Melhor Video do Ano” no Festival Soho Shorts Rushes Film Festival de 2002. O site Pitchfork colocou o vídeo na posição 19 em sua lista dos 50 melhores vídeos de música da década de 2000.

Se você assistiu ao clipe, ficara surpreso ao saber que esse foi o único sucesso mundial do grupo.

Direção: Tom Kuntz & Mike Maguire | Ano: 2001

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths