Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #292. Stromae | Tous Les Mêmes

Para Ver Antes De Morrer, Videoclipes | 11 jul 15 - por João Paulo Porto
stromae

O belga Stromae (nome artístico de Paul Van Haver) para quem ainda não conhece (e deve) é uma celebridade na Europa, principalmente na França. O músico de 29 anos tomou tomou toda a Europa continental de surpresa quando sua “Alors on danse” se tornou uma das músicas mais ouvidas de 201o.

stromae

Os dois lados de Stromae. 

Em 2013, o músico lança o segundo registro de inéditas, intitulado Racine Carrée. Número um de vendas na Bélgica, França, Suíça e em Quebec. O álbum trata de temas diversos como a alienação de redes sociais (Carmen), a falta de um pai (Papaoutai) e problemas de relacionamento (Tous les mêmesFormidable). Ele também denuncia a falta de posição e divisões da sociedade em caixas, citando o racismo, a homofobia e o sexismo.

É deste album que saiu o single “Tous les memes” (que em português significa “Somos todos iguais”), chegou ao número um na Bélgica e na França e conta com um dos videoclipes mais criativos de todos os tempos, um trabalho bem realizado e, como um todo, característico do Stromae, um artista que ultrapassa a fronteira do ousado. Nele, o diretor Henry Scholfield usa cabelo, iluminação e guarda-roupa para ajudar Stromae (vestido parcialmente como uma mulher) a coreografar uma dança intrincada. O cantor expressa verdades sobre ambos os lados de um relacionamento sem qualquer pudor.

Stromae_1

Stromae em cena do clipe de “Tous le Memes”.

O videoclipe  mostra a vida de Stromae “fêmea”, irritado com a atitude dos homens e o que eles fazem. Durante todo o video, Stromae descreve várias observações estereotipadas das mulheres sobre os homens, acompanhado dos sinais não-verbais dos outros personagens. Os efeitos de iluminação no vídeo (luz azul para o masculino, luz rosa para o feminino) auxilia na interpretação da canção.

Embora a música tem um significado controverso, o que Stromae está tentando mostrar são as várias características e comportamentos de homens e mulheres que, apesar de serem diferentes em determinados pontos, no final das contas, são todos iguais. Como Stromae declarou várias vezes, as idéias e temas para suas canções são na maior parte sobre experiências que ele teve em sua vida pessoal (o músico já foi casado com a modelo belga de origem Cabo verdiana, Tatiana Silva Braga Tavares).

Stromae-tous-les-mêmes

Stromae mostra talento para a dança em uma coreografia espetacular. 

Henry Scholfield, um diretor talentoso, cria um vídeo interessante com intrincada coreografia, uma magnífica fotografia e enquadramentos geométricos que dão dinamismo ao objeto. Usando complicadas técnicas, ele exibe um Stromae dinâmico, bizarro e divertido e abre uma janela que revela um pouco do interior de cada um de nós, artista ou não artista, homem ou mulher. Concebido para “ser compreendido até por um marciano”, o clipe recorre à repetição do óbvio nas definições do que é ser homem e mulher, em ambos os lados, mas que funciona em sua proposta de reflexão.

Diretor: Henry Scholfield | Ano: 2013

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths