Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #272. The Chemical Brothers | Star Guitar

Para Ver Antes De Morrer | 18 nov 14 - por João Paulo Porto
The-Chemical-Brothers

Para quem conhece o trabalho de Michel Gondry, sabe que o diretor tem a grande capacidade de fazer algo esteticamente agradável com um motivo moral em todos os níveis. Pode-se encontrar sentido no grau mais profundo, ou simplesmente desfrutar das imagens em movimento em um nível mais insubstancial. Explorar mais o trabalho de Gondry renderá deliciosas surpresas. Seus vídeos e filmes são todos incríveis e é provável que ele seja um dos pensadores mais originais da época. Se o seu estilo de vídeo intriga você, não deixe de conferir o que ele fez para o vídeoclipe “Star Guitar” dos The Chemical Brothers.

star guitar

Lançado em 2002, o clipe mostra uma sequência de imagens do que seria um passeio de trem. O vídeo foi conceituado pelo próprio Michel Gondry, e é montado inteiramente a partir de imagens feitas de dentro de um vagão de trem, muitas vezes mostrando em loop as fotos.

A sequência foi montada com imagens que o diretor fez num passeio de trem, na França, no trajeto entre Nimes e Valência. Os postes, prédios e construções aparecem na tela acompanhando exatamente o tempo da batida da música. O clipe foi muito elogiado quando lançado pela perfeita sincronia de sons e imagens apresentados nele.

Para que  pudesse filmar nos exatos momentos e sincronizar com as batidas, Gondry mapeou toda a música  no papel milimetrado antes de criar o vídeo,  “modelando” o cenário com laranjas, garfos, fitas, livros, óculos e tênis, como é possível ver no . O resultado é uma bela e profunda conotação sobre a evolução da música.

the chemical brothersAo rever o vídeo novamente, é possível perceber que cada torre de água, árvore, construção etc estão de acordo visual com um elemento da música. Eles seguem o ritmo e crescem em tamanho, assim como faz o som. Chama a atenção para os ritmos e dinâmica da estrutura da música em um ambiente bonito e sutil. Ele utilizou imagens viagens de férias entre Nimes a Valence. Um detalhe incrível é a forma como as letras se alinham com as pessoas andando na estação de trem.

Em uma primeira visualização, fica difícil entender o sentido do conjunto da obra, até percebermos a sincronização das paisagens com a música. E mesmo depois de ver muitas vezes, ainda ficamos impressionados com tamanha proeza deste diretor de videoclipes inimagináveis. “Star Guitar” ainda é mais agradável de se ouvir olhando para a janela de um trem em movimento.

 Diretor: Michel Gondry | Ano: 2002

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths