Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #243. Spice Girls | Wannabe

Para Ver Antes De Morrer | 27 jul 14 - por Thiago Murta Ferreira
Spice Girls poster1

O British Pop no auge nos anos 90, um quinteto de garotas penetras penetrando um Hotel de grã finos da cidade de Londres, fazendo a maior bagunça e ao mesmo tempo divertindo o público presente. O grupo Spice Girls obteve grande sucesso na terra da Rainha e foi ao mesmo tempo, um grande exemplo de como o mercado fonográfico se comportaria diante de uma tendência massivamente forte na época.

wannabevideoshootNão é só um videoclipe que retrataremos aqui, mas é algo que nos convém a pensar…Como que essas meninas conseguiram cativar bastante o público britânico local? Algo em que os cantores ditos pop de grandes sucessos na Inglaterra no inicio da década de 90, eram basicamente de origem americana, um mercado ainda muito forte mundialmente. Mas as garotas Geri Halliwell, Melanie Brown (Melanie B), Victoria Adams (hoje, Victoria Beckham), Melanie Chisholm (Melanie C), e Emma Bunton formaram o maior grupo de cantoras rentáveis de todo o mundo. [LINK]

Nas primeiras cenas vemos um grupo de meninas correndo saltitante numa rua escura (ponha escuro nisso) onde elas vistam um Rolls-Royce Silver Shadow estacionando de frente de um Hotel da socialite londrino. Uma rápida decisão do grupo… Por que não aproveitar a oportunidade da família que irá entrar no local e infiltrando nas brechas dos seguranças de adentrar sem registro nenhum? Nessa mesma cena tem uma narrativa digna á humor inglês que no momento que elas entram, chega um produtor do videoclipe e tentando (sem êxito) impedi-las de passa na porta.

Por ser o primeiro videoclipe do grupo, é crucial que os artistas precisam ser apresentados a todos os holofotes para o mercado, através de um conceito. O vídeo pode muitas vezes ficar na cabeça do público na sua imagem mental para esses artistas. Só que nesse exemplo é totalmente diferente, é quase uma quebra de regras e fora de sincronização nas filmagens habituais.

0 (5)A direção do competente Jhoan Camitz foi trazer essa certa espontaneidade para as meninas. As Spice Girls estão tão espremidas no ambiente que a partir do quadro de abertura até o final não davam mesmo de elaborar takes e closes nas caras delas. A sacada foi fazer uma filmagem rápida e de plano sequencia, ou seja, sem cortes, bastando-as intercalarem por cada cantora que irá falar na câmera em movimento. Respeitando os poucos espaços e as diferenças de cada uma a cantarem e a dançarem nas horas certas, principalmente juntas na escadaria do hall.

Todo percurso do hotel foram repetidas várias vezes para não ocorrerem o risco de desandar tudo na produção. Os figurantes estavam todos posicionados quando elas interagissem com eles, como se fossem mesmo pessoas da vida real. Esboçando expressões de oficiais britânicos, diplomatas, famílias Reais e afins, sem perder o constrangimento até elas pegarem aquele clássico ônibus inglês.

Duas curiosidades: Quando a cantora Melanie C faz um salto de costa em uma mesa cheia de comida, isso não estava no script, mostrando ato de animação do grupo ao fazer seu primeiro videoclipe. No dia da filmagem a região estava extremamente fria naquela noite, (veja como estava os dois moradores de rua no inicio do videoclipe), os tops da Melanie C e da Melanie B, obviamente mostraram os “faróis” mamilos contidos na máxima exposição.

Acreditem! Até a própria produtora Virgin Records não gostou do resultado do vídeo, principalmente a que respeito na iluminação. Para eles não era o pop suficiente e que poderia ser algo ameaçador para o mercado.Claramente me parece que foi pouco investido para esse clipe. A verba aqui foi muito reduzida, porque só o local no St. Pancras Renaissance London Hotel que foi gravado em dois dias especulam que não foi nada barato. Felizmente, a produtora quebrou a própria cara no resultado. A Virgin chegou fazer um vídeo teste promocional em Barcelona, bem antes de “Wannabe” se tornar vídeo oficial nas mãos de Jhoan Camitz. [LINK]

ARCHIVE-ICON-Girlbands-2-545Elas não detêm grandes vozes ou grandes performances nos palcos, porém nada se compara as suas personalidades diferentes que juntas, exalam carisma e repertórios bem executados. O primeiro álbum Spice vendeu aproximadamente 40 milhões de cópias em todo mundo, “Wannabe” só foi apenas carro chefe de vários recordes decorrentes no mundo pop,  consequentemente, uma grande marca no business. Vale ressaltar o prêmio de melhor Videoclipe de Dança no MTV Video Music Awards de 1997, que levantou as Spice Girls no cenário norte-americano. Foram as impulsoras do termo “Girl Power” no seguimento musical.

Direção: Jhoan Camitz | Ano: 1996

Thiago Murta Ferreira

Cursando em Turismo na (UNICID – SP), a sua disciplina que mais se dedica é área de Artes e Museologia. Na qual, pretende entrar na carreira de Design em breve. Desde criança assistia e anotava os seus videoclipes interessantes em um caderno. Um bom pretexto que se dedica no site é sobre videoclipes artísticos, do Rock ao Eletro underground dos anos 90 e até os dias de hoje. Sempre procurando as curiosidades relevantes das produções audiovisuais.