Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #137. Soundgarden | Black Hole Sun

Para Ver Antes De Morrer | 18 mar 12 - por João Paulo Porto
Soundgarden-se-prepara-para-lancar-um-7-polegadas

“Black Hole Sun” parecia mais um lamento descontente de Chris Cornell sobre a perda de Kurt Cobain, morto, meses antes do lançamento do single de maior sucesso do Soundgarden. A linha lírica criativa e surreal agregada a uma produção eficiente no estilo Black Sabbath se tornou um hino do verão de 1994, tornando o Soundgarden sucesso mundial e dando ao Grunge – estilo musical oriundo de Seattle – seu último suspiro.

Soundgarden,_Black_Hole_Sun_(Howard_Greenhalgh)O vídeo inovador , dirigido por Howard Greenharld é tenso e angustiante, cheio de engodos macabros e apocalípticos. Como uma metáfora sobre a pervesidade humana, o espirito frio e malévolo dos humanos é representado de forma impecável, contrastando com a bela melodia da canção. A história se passa em  um bairro  suburbano onde seus habitantes alienados e perversos, em situações ridículas e pateticamente confiantes, são engolidos por um buraco negro, enquanto a banda executa a música em algum lugar em céu aberto.

Ao incorporar elementos sexistas, machistas e maus tratos com animais, além da ganância explicita e outros distúrbios da humanidade no geral, “Black” se tornou um dos trabalhos mais tensos e inquietantes do universo grunge, absolutamente fantástico. Conduzindo sua própria ironia, as ideias inteligentes de Greenharld caracterizaram  excessivamente o lado superficial e cruel do ser humano fazendo com que as pessoas reconheçam o quão estúpidas podem ser.

“Black Hole Sun”, um videoclip diabolicamente sarcástico e perspicaz, está entre os melhores de todos os tempos. Assim como a poderosa voz de Cornell.

Diretor: Howard GreenHarld | Ano: 1994

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Adoro esse clipe! A melhor banda grunge de tds os tempos! Black Hole Sun é um hino viajante!

  • johnny

    com certeza, alucinação pura!