Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #258. Soda Stereo | En La Ciudad De La Furia

Para Ver Antes De Morrer | 03 out 14 - por João Paulo Porto
soda-stereo

Soda Stereo é talvez a banda de rock mais importantes do rock em espanhol. Originários de Buenos Aires, Argentina, com uma carreira longa e bem sucedida e a busca constante, tanto musical como estética. Liderados por Gustavo Cerati, gênio indiscutível que depois de terminar a sua história com Soda Stereo, seguiu uma carreira solo igualmente bem sucedida até à sua morte triste e prematura, há algumas semanas. “La Ciudad De La Furia” pertence ao quarto álbum da banda, Doble Vida. Dirigido por Alfredo Lois, diretor com quem já havia trabalhado antes, e quem estudou publicidade com Gustavo Cerati na Universidade de Salvador, em Buenos Aires. 

0-2A letra fala de um homem com asas, que está sozinho consigo mesmo, que voa à noite entre os prédios da cidade de Baires e “cai como uma ave de rapina”, ligado à “cidade da fúria” e está entre muitos outros homens alados como ele (“Eu sou parte de tudo “). O refrão refere-se à chegada do dia quando “a cidade de fúria” o deixará dormir entre suas pernas para então, se esconder na neblina.

O vídeo – gravado em preto e branco – cujo personagem principal, divide as atenções com Buenos Aires (que parece ser “A cidade de fúria”, mencionada na letra), desfila imagens que são misturadas com a banda tocando em ambientes opressivos para começar a contar a história deste homem que anda no meio da multidão atormentado pelos conflitos gerados pela cidade grande. 

O diretor sugere que as imagens do homem preso numa jaula seja uma metáfora da incapacidade de escapar de seus problemas. No final, é revelado que este homem é o próprio Segati preso junto com sua banda tocando no mesmo ambiente. Em resumo, este videoclipe basicamente esconde um drama emocional poucas vezes alcançado por qualquer diretor de vídeos musicais de rock en espanhol. 

A presidente argentina, Cristina Kirchner, decretou dois dias de luto nacional pela morte de Cerati, a quem qualificou como uma "lenda do rock nacional".

A presidente argentina, Cristina Kirchner, decretou dois dias de luto nacional pela morte de Cerati, a quem qualificou como uma “lenda do rock nacional”.

Muito do seu crédito deve ser dado à fotografia cujo uso magistral da luz e da sombra para dar um ar melancólico, transforma cada imagem em uma jornada hipnótica. 

A banda nunca havia gravada um clipe tão belo e bem editado como este. Um “prenúncio” da mudança de som que a banda estava prestes a adotar como seu próprio, diferente do som dos álbuns anteriores. 

O ritmo do clipe é quase irresistível e as seqüências do homem enigmático estão entre as mais emblemáticas da história do rock latino.

VEJA TAMBÉM: Playlist: 10 clipes de bandas argentinas.

VEJA TAMBÉM: 

Este artigo é uma colaboração de Sebastian Bustios Gaviria

Diretor: Alfredo Lois | Ano: 1989

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths