Para Ver Antes de Morrer: 25: Smashing Pumpkins | Tonight, Tonight

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 27 fev 18 - por João Paulo Porto

O clipe de “Tonight, Tonight” foi idealizado pelo casal Jonathan Dayton e Valerie Faris (aqueles que nos presenciaram anos mais tarde com o delicioso “Pequena Miss Sunshine“) para ser uma bela homenagem ao cineasta e o visionário francês Georges Melies e seu filme clássico do cinema mudo, Viagem À Lua, de 1902.

Famoso por sua imagem icônica de um foguete em forma de bala penetrado no olho da lua, Viagem À Lua conta a história de um grupo de astrônomos em uma missão lunar. Uma vez na rocha gigante, eles encontram vários extra-terrestres que os capturam por razões desconhecidas. Afortunadamente para os nossos heróis, eles descobrem que podem destruir as criaturas usando seus guarda-chuvas para explodi-los. Eles finalmente conseguem escapar e retornar à Terra. Eles caem no oceano e exploram suas profundezas até serem finalmente resgatados e recebidos em Paris como heróis.  

Viagem À Lua eternizou a imagem icônica de um foguete em forma de bala penetrado no olho da lua.

O clipe apresenta uma versão da história original resumidamente curta, mas com efeitos mais elaborados, transformando todos os tons monocromáticos em tons coloridos misturados com sépia. A maioria dos atores estão estonteantes, enquanto o ambiente em volta deles brilha com uma beleza fluorescente. A estética de teatro infantil, apesar de arcaica, torna o clipe divertido e inovador. E o estilo visual consegue capturar a arte do álbum, que foi uma inspiração para os diretores. 



Composta em 1996 por Billy Corgan e lançada como quarto single do ambicioso e impactante Mellie Collin And The Infinite Sadness, a obra prima do Smashing Pumpkins, o clipe representa uma viagem no tempo do cinema primitivo do inicio do século XX, quando o surreal e o experimentalismo encontraram seu melhor momento.

Recebeu vários prêmios e aclamação de crítica e público. Ganhou vários prêmios no MTV Video Music Awards de 1996 e também uma indicação ao Grammy. É ainda considerado um dos maiores vídeos musicais de todos os tempos e um dos preferidos dos fãs da banda. 

Diretores: Jonathan Dayton e Valerie Faris | Ano: 1996

 

 

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.