Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #214. The Smashing Pumpkins | 1979

Para Ver Antes De Morrer | 19 out 13 - por João Paulo Porto
smashi

O segundo álbum do Smashing Pumpkins –Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995) pode ser considerado com sua maior obra-prima. A turma dos alternativos dos anos 90 festejam este presente sonoro como uma dádiva para os ouvidos. Nesta delícia sonora, é possível ouvir um rock mais elaborado e sofisticado, para delírio de alguns (“Tonight, Tonight”) e também um bom básico rock como em 1979, para lembrar que ainda existe simplicidade sem deixar de lado as emoções presentes aqui.

smashing-pumpkins-1979O vídeo da música “1979”, dirigido pela equipe de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, cujo grande crédito foi o de finalmente mostrar adolescentes como realmente falam e pensam, resumiu melhor o período turbulento dessa fase pré-adulta.

O vídeo segue um dia na vida de adolescentes suburbanos descontentes em um Dodge Charger. São situações diversas onde todos tentam se manter entretidos sob o olhar atento do telespectador. O clipe é baseado em um conceito criado pelo próprio vocalista, Billy Corgan, uma versão idealizada da vida adolescente, ao mesmo tempo tentando capturar a sensação de estar entediado nos subúrbios de Chicago, onde Corgan cresceu.

No vídeo, o Dodge Charger tem placas de Illinois, embora as montanhas da Califórnia são visíveis nas fotos de bastidores. Originalmente, Corgan queria uma cena de violência na loja de conveniência, mas Dayton e Faris o convenceu a seguir para algo mais tranquilo. Além de Corgan que aparece ao longo do vídeo no banco de trás de um carro, os outros membros da banda também aparecem em pequenas participações: James Iha surge como um balconista de uma loja de conveniência, D’arcy Wretzky como um vizinho enfurecido, Jimmy Chamberlin como um policial, e os três aparecem juntos como a banda na cena da festa. Gerente Band “Gooch” interpreta o parceiro de Jimmy.

VEJA TAMBÉM:The Smashing Pumpkins | Tonight Tonight

smashingpumpkins1979Ao termino das gravação, a banda voou para Nova York para editar o trabalho. No entanto, todas as fitas da filmagem foram esquecidas em um carro. O grupo mais tarde voltou para filmar novamente todo o vídeo.

O clipe de “1979” recebeu aclamação mundial, ganhando o MTV Video Music Award para Melhor Vídeo Alternativo em 1996. Billy Corgan considera o melhor vídeo do Pumpkins, chamando-o de “o mais próximo que alguma vez vir a perceber tudo o que queríamos”. O videoclipe Perfect, lançado três anos mais tarde é considerado a continuação deste clipe e mostra os mesmos personagens agora mais velhos. Veja.

O clipe, memoravelmente honesto, que apostou em tiradas desdenhosas e espontâneas, pode ser ao mesmo tempo altamente divertido e profundamente reflexivo. Contudo há um certo tipo de magia escondida que o torna irresistível e inconfundível.

Diretores: Jonathan Dayton e Valerie Faris | Ano: 1996

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Elison Silvano

    Faz tempo que não acompanhava o site. Caramba! Que post sensacional dos The Smashing Pumpkins, lembro se fosse ontem. Me parece o Dataclipe da MTV. Meus Parabéns!

  • obrigado Elison……