Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #237. Skank | É Uma Partida De Futebol

Para Ver Antes De Morrer | 13 jun 14 - por Thiago Murta Ferreira
Skank - Uma Partida de Futebol arte

Os portões do estádio irão se abrir para mais um espetáculo do futebol. As arquibancadas cheias, começando um jogo de dois times clássicos brasileiros. A rivalidade é grande, confrontando os seus 4 minutos e 30 segundos para a vitória. Um belo exemplo da banda brasileira Skank de como fazer um videoclipe autentico com uma canção genial para os fanáticos desse esporte.

Capturar wwfwrA junção de futebol e música sempre funciona para vários ambientes, principalmente em um dia de domingo com todas as torcidas se preparando para ver o seu time jogar contra o seu rival de um campeonato. Mostrando a euforia da partida dessa cidade movimentada, predisposto a levar a massa para dentro do estádio do Mineirão. São tantas pessoas que de diversos tipos, raças, classes e comportamentos, unidos por uma entidade de amar, gritar e mostrar a sua ansiedade antes do jogo com a celebre frase de João Saldanha: “O Futebol é um ramo da arte… E eu chamaria de arte popular”.

São tantas bandeiras, tantas alegorias, o orgulho, a fé de vestir os uniformes; sempre cantando o hino e motivando a equipe na entrada do campo. As expressões minimamente capturadas pelos torcedores das duas equipes, nos mostra o frenesi das diversas situações, seja nas cenas reais com os jogadores e torcedores apreensivos, ou nos cortes que acompanham a percussão sonora da banda. – Só para ver a bola rolando até chegar ao Gol.Capturar dff

A filmagem tem três estruturas de narrativas. Primeira essa que eu mencionei sobre a paixão do torcedor, sendo o seu ponto vista dessa canção feita pelo Samuel Rosa e Nando Reis.  O segundo é a equipe da banda do Skank se aquecendo nos vestiários a caminho para o campo. Uma interação de uma partida fictícia que ocorreu. A voz do vocalista Samuel Rosa narrado a esta partida, a banda tocando e os convidados jogando futebol é de arrepiar. E o terceiro, é claro, o jogo das duas equipes mineiras: entre o Atlético Mineiro contra o Cruzeiro que são os clubes de paixão da banda.Vale lembrar que os dois jogos foram filmados no mesmo dia, no mesmo estádio. A partida aconteceu em 1996.

O diretor Roberto Berliner e a equipe de produção da TVZERO tiveram muito trabalho de capturar o ambiente dos 90 minutos de jogo. No estilo que era o CANAL 100, que era o veiculo de mídia que passava os melhores momentos das partidas no final de semana. Na era de ouro do que passava nas rádios e jornais, depois transmitia documentários chamados “cinejornais” para TVs e cinemas nos anos 70.

2300esp_skank01_destÉ Uma Partida De Futebol é a faixa que inicia o segundo álbum da banda, titulada “Samba do Poconé” feito em 1996, um dos mais vendidos álbuns no Brasil e da América Latina. O Skank de inicio de carreira mesclava o reggae jamaicano e os ritmos latinos com base para o rock brasileiro.  Deu tanto certo, que o videoclipe foi um dos mais vistos no canal da MTV Brasil e justamente ganhou os prêmios de Melhor Edição De Videoclipe e a Escolha da Audiência no VMB de 1997. Época depois, a faixa entrou para o soundtrack Oficial da Copa Do Mundo de 1998.
Além de ser um ícone de uma ótima época do mercado fonográfico brasileiro, também funcional de que é uma prova viva documental sobre a memorização do Futebol Arte.

Direção: Roberto Berliner | Ano: 1996

Thiago Murta Ferreira

Cursando em Turismo na (UNICID – SP), a sua disciplina que mais se dedica é área de Artes e Museologia. Na qual, pretende entrar na carreira de Design em breve. Desde criança assistia e anotava os seus videoclipes interessantes em um caderno. Um bom pretexto que se dedica no site é sobre videoclipes artísticos, do Rock ao Eletro underground dos anos 90 e até os dias de hoje. Sempre procurando as curiosidades relevantes das produções audiovisuais.