Para Ver Antes de Morrer: 04. Sinéad O´Connor | Nothing Compares 2 U

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 17 fev 18 - por João Paulo Porto

Poucos videoclipes conseguiram transmitir tanta emoção e sensibilidade como este. E tudo por causa de uma cantora excepcional, que conquistou o planeta com essa canção maravilhosa que o Prince havia escrito na época de “Purple Rain”.

A interpretação de Sinead O´Connor para “Nothing Compares 2 U” – com direito as lágrimas mais sinceras que já se viu em um videoclipe – é de doer o coração e tudo isso tem uma explicação: Sinéad estava profundamente magoada com alguém, e colocou tudo aquilo que estava sentindo na sua interpretação, tanto na gravação como no videoclipe. E foi justamente o vídeo que fez a canção deslanchar, porque a BBC já tinha parado de tocá-la, e quando o vídeo foi lançado, a canção estourou.

Sentimental á flor da pele, o vídeo impressionou pela coragem da cantora ao expôr seus sentimentos de uma forma tão verdadeira e pulsante que chegava a causar uma comoção para quem assistia. 

O vídeo repercutiu em todos os canais midiáticos, elevou o álbum I do not want what i haven´t got ao topo da parada em vários países e no MTV Award de 1990, ganhou como Clipe do ano – o primeiro entregue a uma mulher. 

Infelizmente sua carreira declinou após um incidente em que ela rasga a foto do Papa João Paulo Segundo ao vivo no famoso programa Saturday Night Live aos gritos de “fight the real enemy!”. No decorrer da década de 90 ela arriscou alguns álbuns razoáveis, mas nunca alcançou a sucesso dessa obra atemporal. 

Diretor: John Maybury | Ano: 1990

João Paulo Porto