Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #265. Simian Mobile Disco | Hustler

Para Ver Antes De Morrer | 19 out 14 - por João Paulo Porto
Simian-Mobile-Disco

Diversas vezes, quando uma banda anuncia seu fim, são formadas outras bandas com os ex integrantes delas. Um clássico exemplo que podemos dar, e bastante atual também, foi quando o Rage Against The Machine e o Soundgarden se separaram.

1FF197ABDB037F5DE8D553451B920C2DTom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk do RATM, juntamente com Chris Cornell, do Soundgarden, formaram a superbanda Audioslave, que durou cerca de 6 anos antes de se dissolverem e retornarem à suas bandas de origem.

Em 2005 aconteceu o mesmo com a banda inglesa de rock alternativo Simian que eram conhecidos por acrescentarem um toque de electro e pop em suas músicas. A banda era formada por Simon William Lord nos vocais e guitarra, Alex MacNaghten no baixo, James Anthony Shaw nos teclados e James Ellis Ford na bateria. Com o término da banda, no mesmo ano o tecladista James Shaw e o baterista James Ford acabaram formando uma dupla de música eletrônica, o Simian Mobile Disco.

VEJA TAMBÉM: Videoclipes Para Ver Antes De Morrer: 0188. Justice Vs. Simian | We Are Your Friends

hustler-simian-mobile-disco-USUV70705399-308x174A dupla lançou em 2006, o que se tornou um hit entre os admiradores da música eletrônica, “Hustler”. A canção está no álbum de estreia de Shaw e Ford, Attack Decay Sustain Release, e traz o vocal da cantora Char Johnson. Foi liberada ao público antes mesmo de terem um contrato com uma grande gravadora.

O videoclipe foi lançado no mesmo ano e mostra várias mulheres sentadas em um círculo, brincando de Chinese Whispers, no Brasil mais conhecido como Telefone-Sem-Fio. Com o decorrer dos minutos se passando, a brincadeira começa a esquentar e ao invés de trocar “fofoquinhas”, as mulheres começam a trocar beijos. Mais pro final, o clima esquenta ainda mais e então se transforma em algo muito mais sinistro e instigante.

O que se destaca neste clipe é o beijo como o centro dos enquadramentos, único elemento capaz de gerar conflito e fazer a história se desenvolver (imagina se a historia ficasse apenas na brunideira do telefone sem fio?). A câmera passeia pelos corpos das meninas sussurrando no ouvidos, dos deslizes das mãos pelos corpos e dos beijos excitantes entre elas. O diretor Ace Norton oculta todo diálogo supérfluo e qualquer traço de psicologia dos personagens, construindo um clipe behaviorista, em que a única compreensão possível para o comportamento dos protagonistas passa pelos gestos e expressões.

VEJA TAMBÉM: Videoclipes Para Ver Antes De Morrer: 0266. Klaxons | Twin Flames

1621762993“Hustler” é um clipe surpreendentemente bruto e direto. Sem meias palavras. O suficiente para entender que, quando você é jovem, está propenso a encarar situações inadequadas, por vezes eletrizantes e inesquecíveis.

Divertido e provocante ao mesmo tempo, esta pequena obra vai ter deixar enojado ou de queixo caído, dependendo do seu gosto.

Também há uma outra versão de “Hustler”, bem mais elaborada e produzida. Mas sinceramente, esta é bem mais interessante. Assista AQUI.

Diretor: Ace Norton | Ano: 2007

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths