Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #158. Scorpions | Rock You Like A Hurricane

Para Ver Antes De Morrer | 04 nov 12 - por João Paulo Porto
scorpions

Os Scorpions desafiaram a barreira da língua e do país – por serem alemães e com forte sotaque para cantar em inglês – e se tornaram uma das maiores bandas de Hard Rock do mundo. Venderam mais de 100 milhões de discos e atuam como uma verdadeira lenda do som pesado tanto em estúdio – já lançaram dezenas de álbuns e ainda continuam afiadíssimos e empolgantes como no inicio da carreira, quando eram considerados uma das melhores bandas ao vivo já na década de 70.

Entre tantos elogios, cabe ressalvar o mais importante de todos: os Scorpions realmente são uma grande instituição de rock de nível mundial. Uma das poucas bandas do gênero não inglês-americana que realmente alcançaram sucesso planetário, juntamente com o Sepultura. Boa parte do prestígio adquirido pelos alemães Klaus Meine, Rudolf Shenker e Mathias Jabs, os membros oficiais, está na paixão com que desempenham seu trabalho artístico (mesmo que com deslizes, às vezes) com fúria e emoção, claramente notada em suas apresentações ao vivo. Os próprios membros brincam com as críticas e se divertem como verdadeiros astros de rock na linha filosófica do dane-se!

O auge comercial e artístico do grupo alcançou seu ápice no inicio dos anos 80, quando lançaram uma série de álbuns fantásticos, culminando no ótimo World Wide Live (1985), que de acordo com o livro dos recordes Guinness, é o segundo disco duplo ao vivo mais vendido do mundo, perdendo apenas para Frampton Comes Alive do britânico Peter Frampton de 1975. Foi nessa fase que conquistaram o top 10 norte-americano com os discos Blackout (1982) e Love At First Sting (1984), que traz no list hinos como “Still Loving You”“Big City Nights” e “Rock You Like A Hurricane”, provavelmente a melhor canção do álbum e uma das melhores de toda a carreira dos meninos de Hanôver.

VEJA TAMBÉM: 0187 Metallica | Enter Sandman

O clipe de “Hurricane” oferece ao público uma combinação medida com precisão e perfeitamente calibrada de agressividade, velocidade, diversão, sensualidade e ficção científica alimentada por uma produção calorosa e de fácil digestão, agradando tanto ao público metaleiro como a audiência da MTV. Além disso, o videoclipe alucinante manteve fiel a essência energética da banda ao demonstrar o genuíno êxtase do efeito do rock na alma juvenil bem como também declara, utilizando elementos de legítima verve roqueira, que o Rock n´Roll ainda é um anacronismo divertido presente na linguagem audiovisual.

“Rock You Like a Hurricane” é uma grande proeza artística que ainda consegue arrancar elogios de fãs e crítica, justificada pela aparição em trilhas sonoras de filmes como Rock of Ages (2012) e Little Nick (Um Diabo Diferente) como também em séries famosas como Os Simpsons, Hope and Faith e The Claveland Show, atestando seu status de clássico indiscutível.

Nunca o Scorpions soou tão divertido e espontâneo – mesmo que beire o ridículo no videoclipe – como neste verdadeiro hino, seguindo a linha magistral dos grandes clássicos do rock.

Diretor: Desconhecido | Ano: 1984

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths