Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #210. Ramones | Psycho Therapy

Para Ver Antes De Morrer | 21 set 13 - por Thiago Murta Ferreira
85517981

Um lugar claustrofóbico onde os espasmos das pessoas estão a todo instante e o puro Punk Rock mostrou os limites da loucura. Este é o ambiente ideal para a banda Ramones se hospedar. Junto com as pessoas sedativas com distúrbios mentais e alucinações comparadas apenas a um filme de horror! Em um manicômio que dá vontade de fugir o quanto antes.

ramones1No vídeo você já se estranha em ver o Joe Ramone não usando a sua jaqueta de couro de costume (a identidade da banda), e no lugar usa-se um roupão cinza de paciente de uma clinica. No cubículo espaço, você só ouve os gritos do cantor. “Psycho Therapy! Psycho Therapy! Psycho Therapy! That’s what they wanna give me!” (Psicoterapia! Psicoterapia! Psicoterapia! É isso que eles querem me dar).  – Nós entenderemos para onde o vídeo vai nos levar.

Os sons da sirene que os ameaçam de dentro das salas. Nos corredores, os enfermeiros estão levando mais um novo integrante para o clube dos dependentes de tratamento neural. O ator que interpreta é um fã e usa a mesma vestimenta dos shows que a banda tocava no palco. O ator se chama Peter Beckman. Ele também está em outro vídeo chamado “Howling At The Moon” da banda. Muitos fãs confundem que esse ator é o baixista Dee Dee Ramone ou com o Tommy Ramone (Baterista, produtor e o único vivo da formação clássica) – a similaridade é notável.ramones2

Sobraram para as lindas groupies sendo trajadas de acordo com a exigência da clinica de reabilitação. Algumas delas vestem um macacão de força! Outras, lunáticas perambulando sem destino algum e muitas delas totalmente hipnóticas. Uma delas enxergando uma cobra de verdade nas mãos do vocalista.

Os distúrbios aumentam gradativamente na mente do nosso fã. A cena do mais incomum do nosso inconsciente, acontece quando ele vê o rosto do psicólogo em putrefação. – Eu confesso a vocês que tenho mais medo do rosto natural do doutor do que a forma escrota e bem elaborada que o maquiador o fez.  Será que eu sou um louco de pensar isto?

ramones3

São aproximados três minutos de videoclipe em alto frenesi, os takes rápidos e a filmagem da banda tocando, ou seja, nada nas mãos (uma sacada genial). O loop descontrolado das câmeras demostra bem como a gente se sente dentro da cabeça do residente. Algo em um videoclipe incomum nos anos 80.

A responsabilidade do diretor Francis Delia foi de tentar transpor a letra da música, de forma mais autentica para a imagem, mesmo com um orçamento baixíssimo. O local da gravação foi um depósito de limpeza. No final, depois de uma bela bica no rosto do psicólogo, acontecem sessões de tortura que incluía balde com água gelada e até cadeira elétrica. A expressão do ator é impressionante! O olhar de maníaco do protagonista encarando a seringa da última tortura de todas que é a lobotomia é simplesmente genial.

A maquiagem é o principal destaque, e segue o mesmo gênero do filme “gore”. A última cena remete ao clássico filme Alien – O Oitavo Passageiro de 1979. A cena acontece quando o médico iria cortar com o bisturi na testa do paciente e ai se vê a cara dele se deteriorando e renascendo outra face em cima da destruída. – Uma analogia das alucinações dos pacientes, quando se sente lobotomizado.

O maquiador dessa façanha é o consagrado Mark Shostrom. Ele foi responsável por elaborar efeitos visuais de longas metragens como Videodrome de 1983, MIB – Homens de Preto de 1997 e a série Arquivo – X de 1993 até 2002.

ramones4Depois do momento épico, o fã (com a testa furada) ainda consegue libertar a banda toda dessa verdadeira jaula de malucos.

A música está na sétima faixa do álbum Subterranean Jungle de 1983. São poucas as músicas que ainda possuem a energia de antes. Na época eles já estavam propagando uma nova sonoridade distante da crueza característica dos três primeiros álbuns da banda.

O videoclipe repercutiu de forma negativa na época. – “As cenas são muito fortes!” afirmaram os próprios produtores da Waner Bros.

Também foi afetado na distribuição e divulgação para outras mídias. O vídeo dos Ramones foi boicotado imediatamente na MTV por razões que nunca foram explicadas. Outros relatos afirmam que foi o primeiro videoclipe de uma banda conhecida a ser exibida somente a meia-noite com cortes de cenas da própria emissora. Só foi divulgado o compartimento completo na revista de horror Fangoria # 34 em 1983.  – Sinistro!

Direção: Francis Delia | Ano: 1983

Thiago Murta Ferreira

Cursando em Turismo na (UNICID – SP), a sua disciplina que mais se dedica é área de Artes e Museologia. Na qual, pretende entrar na carreira de Design em breve. Desde criança assistia e anotava os seus videoclipes interessantes em um caderno. Um bom pretexto que se dedica no site é sobre videoclipes artísticos, do Rock ao Eletro underground dos anos 90 e até os dias de hoje. Sempre procurando as curiosidades relevantes das produções audiovisuais.