Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #273. Rammstein | Sonne

Para Ver Antes De Morrer | 28 nov 14 - por Thiago Murta Ferreira
Rammistein - Sonne

Uma fabula caótica com muita metalinguagem contemporânea e mesclando conotações ditatórias. Esse é um dos melhores videoclipes que narra outra forma interpretativa dos contos da Branca de Neve para os dias atuais. Tendo como base o ponto de vista elaborado de cada integrante do Rammstein, nas terras germânicas dos irmãos Grimm.

Capturar ijijA estética brutal da primeira cena, de dentro de uma mineradora é algo bem impactante e que demostra o que vem por aí. O vídeo é muito bem sincronizado com a música. As maquinas das brocas e as ferramentas de mão quando marteladas passam uma impressão de estarem fazendo parte dos instrumentos musicais desta canção.

A trama é perversa e muito melancólica, aparentando ser, nos contornos de devoção, a vinda de algo soberano. Nesse caso, é a vinda de uma princesa Branca De Neve cruel, inserindo regras para os próprios moradores, tirando o conforto e os obrigando a fazer tarefas para sua satisfação e vício. Ela também exige que os mineiros anões façam os serviços domésticos, como pentear os seus cabelos e polirem as suas maçãs.

A princesa é a modelo russa Joulia Stepanova que usa um vestido estético igual a do desenho animado “Branca De Neve e os sete anões”, dos estúdios da Disney, para demostrar uma inocência falsa para o espectador (em algumas cenas foram utilizadas um duble homem!). Podemos deduzir o trabalho escravo dos anões, sendo iludidos no fetiche do sexo feminino. E para aqueles malcriados que não aceitam fazer o que foi mandado, serão punidos severamente de forma indecente pela gigante mulher: umas tapas na bunda de um dos anões. Isso desperta até um interesse masoquista entre eles, que acabam por desejar ser os próximos. – Bizarro!Capturar jnjn

VEJA TAMBÉM: Para Ver Antes De Morrer: 0243. Slipknot | Duality

É perceptivo que o orçamento do videoclipe foi bastante alto. A direção ficou por conta do competente e talentoso Jörn Heitmann, que já sabia atender muito bem os desejos dos integrantes, já que ele já trabalhou em outros excelentes trabalhos com a banda. Heitmann conseguiu colocar cenas pesadas sem ser hostil. Um exemplo é quando ela levanta sua saia e mostra a parte intima em troca de algo que necessita, no caso, cheirar ou injetar todo o pó de ouro como se fosse cocaína ou heroína. Isso até ocorrer uma overdose na banheira. Imediatamente seu enterro, morta, dentro de um caixão transparente.

A fotografia soturna é interessante, intercalando luz e sombra. As gravações internas bebem de referencias  das artes renascentistas. A fêmea, por exemplo, é baseada, em parte, na simbologia religiosa. Percebe-se claramente na referencia à Maria germânica da juventude e da beleza, na cena da aureola em volta da princesa com os anões (Na arte alemã do realismo da idede média, a maria mãe de jesus era retratada com um icone sagrado, uma aurora de luz em sua volta). Enquanto que nas filmagens externas, eles a levam até a encosta do topo da montanha gelada, o caixão deitado debaixo de uma árvore com uma única maçã, dava a entender que foi um presente para os imortais.

Eles circulam em volta dela, com olhares de tristeza, relembrando dos sofrimentos na mineração e das crueldades adquiridas, até que para surpresa de todos, a princesa desperta. De repente trocam-se instantaneamente as feições de lamentação para uma insatisfação inquietante, principalmente do vocalista Till Lindemann, que olha para ela incrédulo, como se estivesse pensando: “Você está brincando comigo, né?!”.

sonne12

Este videoclipe te dá o livre arbítrio para avaliá-lo do seu jeito. Porquê? Muito simples. De alguma forma a banda tem um histórico muito respeitoso no cenário do rock industrial mundial. Eles têm as suas filosofias. Porém, não se sabe ao certo do que se refere o clipe, mesmo que seja suspeita a tese sobre a hegemonia do Estado sobre os civis. Algumas fontes dizem que a letra da musica relata a vinda do Sol (Sonne) em contagem regressiva. Alguns assemelham como a chegada do poder do Estado totalitário (no estilo do fascismo e stalinismo), da expansão do imperialismo europeu e a exploração atual e cultural estadunidense.

historu ramstainNo Making Of oficial do clipe, eles deixam claro que é estúpida essa comparação com a cultura americana, mesmo porque a banda tem como principal característica cantar na língua alemã. O fato é que confirmaram na época, que a letra foi feita sob encomenda para ser a entrada triunfal do pugilista ucraniano Vitali Klitschko (uma lenda dos Pesos-pesados), mas que Klitschko a rejeitou depois de ouvi-la, porque era “muito difícil” de compreender. – Sério mesmo?

O legal é que todos os integrantes do Rammstein tem bom discernimento crítico, com canções brutas, pesadas e distorcidas. Os shows deles são verdadeiras interpretações cênicas, pirotécnicas e de bom som. O álbum Mutter de 2001 é um aperitivo das mil facetas dos seus videoclipes que cativam muitos fãs ao redor do mundo.

Direção: Jörn Heitmann | Ano: 2001

Thiago Murta Ferreira

Cursando em Turismo na (UNICID – SP), a sua disciplina que mais se dedica é área de Artes e Museologia. Na qual, pretende entrar na carreira de Design em breve. Desde criança assistia e anotava os seus videoclipes interessantes em um caderno. Um bom pretexto que se dedica no site é sobre videoclipes artísticos, do Rock ao Eletro underground dos anos 90 e até os dias de hoje. Sempre procurando as curiosidades relevantes das produções audiovisuais.