Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #143. Radiohead | Karma Police

Para Ver Antes De Morrer | 01 maio 12 - por João Paulo Porto
8461403

“Karma Police”, dirigido por Jonathan Glazer, ainda é um videoclipe fascinante, mesmo depois de tanto tempo de seu lançamento. O diretor sabiamente brinca com as imagens numa saborosa perseguição hipnótica, onde o caçador logo se tornará a caça.

Karma policeAntes disso, o telespectador é convidado para ser o antagonista implacável tendo como cúmplice Thom Yorke, que persegue um homem (o ator húngaro Lajos Kovács) impiedosamente em um carro. O desespero do homem nos deixa aflitos e ansiosos para ver o despacho desta história.

De repente, o homem parte para a vingança ao por fogo no rastro de gasolina deixado pelo carro que logo começa a pegar fogo e por sorte (ou azar), o algoz consegue escapar deixando o telespectador queimar em chamas.

Radiohead_Karma-police3Na tela estão presentes elementos sombrios, como uma estrada deserta assustadora, insetos voadores, faróis em forma de coelho levemente assustadores e as personagens que parecem estar deslocadas ou confusas. A combinação entre uma ótima edição e a visão de Glazer para criar mundos suntuosos concordante com a música do Radiohead é um dos pontos altos deste trabalho, assim como ele fez no maravilhoso “Street Spirit”. Aqui, ele procurou mostrar o lado frio do ser humano e a fragilidade que os cerca.

i059405A música belamente harmoniosa e ao mesmo tempo, uma claustrofobia sonora, é um dos pontos altos do álbum Ok Computer, gravado em 1997.  A letra fala sobre o distanciamento humano.

Visualmente falando, “Karma Police” é uma confusão, que acentua o lado abstrato da música do Radiohead, presente em seu álbum mais famoso. Mesmo que o videoclipe seja simplista, possui uma complexidade de interpretação escondida devastadora.

Diretor: Jonatahn Glazer | Ano: 1997

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths