Para Ver Antes de Morrer: 89. R.E.M. | Everybody Hurts

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 17 maio 19 - por João Paulo Porto

Em um dos clipes mais emblemáticos de R.E.M., a banda se encontra no meio de um congestionamento numa rodovia em San Antonio, no Texas. As legendas vibram entre as letras da música e os pensamentos inaudíveis dos motoristas, em trechos que são engraçados, estranhos e devastadores. A banda sai do carro, Stipe começa a cantar e todos ficam comovidos e deixam seus carros em rumo a liberdade.

A música é poderosa e o vídeo também. O vídeo emana uma mensagem sincera sobre lidar com as dificuldades da vida, mas ainda tem aquele toque especial que o impede de ser cafona. E esse toque está na sacada inteligentíssima do diretor Jake Scott de beber da influencia de dois clássicos do cinema para enriquecer o tom poético da música.  

O diretor se inspirou em grande parte pela seqüência de engarrafamento na cena inicial de (1963) de Federico Fellini, enquanto o clima poético do clipe é inspirado no filme cult Asas do Desejo (1987) de Win Wenders (aquele mesmo que ganhou uma versão blockbuster em 1997 com Nicolas Cage e Meg Ryan). No filme, anjos invisíveis conseguem ler os pensamentos dos humanos, algo similar acontece no clipe. 

“Michael é provavelmente o melhor artista com quem trabalhei em termos de compreensão de sua performance, mesmo sendo tão inseguro o tempo todo”, disse Scott à revista Spin, em 1995 (ele é filho do grande diretor de cinema Ridley Scott (Alien, Blade Runner)).  “Em “Everybody Hurts”, ele se sentiu exposto e agorafóbico e acho que funcionou para o vídeo. É raro alguém ter a confiança e a conscientização para parecer desajeitado e com muito medo na frente da câmera.”, comemtou o diretor na época. 

O clipe se tornou figurinha chave na grade da MTV e levou vários prêmios no Video Music Awards de 1993, no qual o R.E.M. executou a música pela segunda vez em público. Nos anos seguintes, “Everybody Hurts” tornou-se uma parte frequente do set e ganhou uma releitura emocionante de diversos artistas em prol das vitimas do terremoto que devastou o Haiti em 2010. 

Diretor: Jake Scott | Ano: 1993

 

 

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.