Para Ver Antes de Morrer: 06. Peter Gabriel | Sledgehammer

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 18 fev 18 - por João Paulo Porto
peter-gabriel-sledgehammer

Quando o clipe “Sledgehammer” começa a passar na TV, somos transportados para um universo de tirar o fôlego. A animação de stop-motion da canção do Peter Gabriel de seu famoso disco So, de 1986, o deixou debaixo de uma lâmina de vidro por 16 horas enquanto filmava um quadro por vez. 

O diretor Stephen R. Johnson com suas ideias mirabolantes, combinando letras e imagens – alcançou o auge como diretor de videoclipes e produziu o melhor e mais impactante videoclipe dos anos 80 depois de “Thriller“. 

E por trás de toda essa parafernália há influências de vários artistas plásticos, incluindo os surrealistas Renné Magritte, nas cenas das nuvens atravessando o rosto de Peter como nas janelas abertas no fim do vídeo e Arcimboldo e sua natureza morta, claramente percebida nas cenas das frutas e legumes.  Os desenhos abstratos que aparecem por trás do cantor em algumas cenas remetem às obras abstratas de Jackson pollock.

É um dos vídeos mais importantes da MTV: não só ganhou nove Music Video Awards em 1987 (uma façanha ainda insuperável); como também é o clipe mais executado na história do canal.

Quanto às pessoas que ajudaram a criar toda a animação em stop-motion – num futuro distante, eles ganhariam o Oscar de melhor animação por Wallace e Gromit.

Diretor: Stephen R. Johnson | Ano: 1986

 

João Paulo Porto