Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #155. Pet Shop Boys | It´s A Sin

Para Ver Antes De Morrer | 31 out 12 - por João Paulo Porto
imagens

Em meados dos anos 80, o duo inglês Pet Shop Boys lançou Actually, um disco brilhante, recheado de clássicos instantâneos e uma pérola pop fascinante: “It´s A Sin”.

A canção possui fortes elementos teatrais e uma batida disco com orquestras, camadas e mais camadas de teclados, toneladas de ecos num estilo épico, tudo muito bem costurado sobre uma batida synth pop irresistivelmente dançante que fez muitos jovens dançarem em discotecas mundo afora. E mais…. “It´s a Sin” possui uma melodia maravilhosa.

Ela é um protesto contra o catolicismo e também  o testemunho de frustração de Tennant sobre sua criação católica e também um desabafo contra o conflito entre a culpa e o desejo condenados por sua educação católica: “Na escola, me ensinaram como ser, tão puro em pensamentos, palavras e ações, mas eles não tiveram muito sucesso, pois tudo o que desejo fazer, não importa quando, onde ou quem, há uma coisa em comum, é um pecado.”. 

A passagem Latina citada no final se traduz como “Confesso a Deus todo-poderoso, e a vós irmãos, que pequei muito em pensamento, palavra, ação e omissão, por minha culpa, por minha culpa, por minha culpa mais grave”.

O estilo de produção dramático e exagerado  apresenta um lado mais cênico dos Pet Shop Boys, refletindo no videoclipe, bastante teatral. Dirigido por Derek Jarman (42-94), “It´s A Sin” marcou a carreira do diretor e é a primeira de várias colaborações com a banda. Ele estendeu os temas católicos da canção para o videoclipe, mostrando Tennant numa prisão condenado por um tribunal da inquisição e Lowe como seu carcereiro. Ron Moody está no papel do juiz da inquisição e as cenas são intercalados com clipes curtos de personificações dos sete pecados capitais (incluindo uma aparição da atriz Geena Davis  representando o orgulho). No final, uma fogueira queima, simbolo maior da pior das condenações da inquisição. todos atuam belamente e se encontram em ótima sincronia com a atmosfera do vídeo.

Jarman possuía um estilo próprio de gravação muito peculiar e fortemente influenciado pela arte. O videoclipe possui elementos intrínsecos a sua filmografia, como a obra-prima Caravaggio (1986), que retrata extraordinariamente a vida e obra de Michelangelo Caravaggio (1571-1610), um dos maiores nomes da arte renascentista.

Escrita por Chris Lowe e Neil Tennant“It´s A Sin” foi o grande sucesso do segundo álbum do duo. O single tornou-se número um no Reino Unido e entrou no top 10 norte americano.

Diretor: Derek Jarman | Ano: 1987

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths