Para Ver Antes de Morrer: Aerosmith | 66. Janie´s Got A Gun

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 31 jan 19 - por João Paulo Porto

Pouca gente sabe mas o clipe antológico de “Janie´s Got A Gun”, da banda de hard rock norte-americana Aerosmith foi dirigido pelo medalhão do cinema norte americano e vencedor do Oscar David Fincher. O clipe é de 1989, quando nós nem imaginávamos que o diretor seria a máquina de Hollywood que é hoje.

Neste pequeno filme noir já é possível observar o estilo narrativo e estético que o diretor utilizaria em seus filmes, como por exemplo, a iluminação com lanternas e muito suspense dramático. Por isso é  justificável o clima de tensão construído pela narrativa: uma jovem que mata seu pai depois que ele a abusa sexualmente. O vídeo inovou na época ao apresentar-se temas horríveis e realistas de estupro e incesto; dois tópicos que nunca foram falados em um videoclipe antes.

A música foi escrita durante uma reabilitação do vocalista, que considera esta a composição mais bonita da banda. O trabalho poderoso e eficaz de Fincher no videoclipe ajudou a levar a música a um grande público. 

Além do elenco competentíssimo, formado pelos atores Nicholas Guest, Lesley Ann Warren e Kristin Dattilo, a equipe técnica de peso ajudou Fincher a chegar ao resultado maravilho.

O editor James Haygood, que tornaria a colaborar com Fincher em vários de seus filmes, e o diretor de fotografia Dariusz Wolski, que iria trabalhar, no futuro, em toda a série Piratas do Caribe, além de algumas produções de Tim Burton.

”Janie´s” de fato é um dos melhores videoclipes dos anos 80, apesar de pouco festejado hoje em dia. Vale lembrar que dificilmente aparece entre os melhores clipes daquela década, e até mesmo de todos os tempos. Injustiças a parte, é um videoclipe inesquecível e poderoso, que serve como testemunho da genialidade de Fincher e também da banda Aerosmith.

Diretor: David Fincher | Ano: 1989

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.